A Itália contou com um gol do atacante Gilardino nos acréscimos neste sábado para se garantir na Copa do Mundo de 2010. O jogador da Fiorentina marcou o segundo gol no empate por 2 a 2 com a Irlanda, fora de casa, em Dublin. O resultado assegurou a liderança do Grupo 8 das Eliminatórias Europeias, com 21 pontos, dando a vaga na África do Sul para os atuais campeões mundiais.
No Estádio Croke Park, os anfitriões saíram na frente com o gol de Whelan, aos oito minutos de jogo. O empate da Itália veio aos 26, com Camoranesi. Já no segundo tempo, o empate por 1 a 1 persistiu até os 42 minutos, quando St. Ledger fez o segundo do time da casa e parecia decretar a vitória da Irlanda. No entanto, ainda houve tempo para Gilardino deixar tudo igual nos acréscimos.
Mesmo com o empate, os irlandeses ainda têm boas chances de conquistar uma vaga na repescagem. Somando 17 pontos, a Irlanda está garantida na vice-liderança do Grupo 8, e pode continuar na briga se avançar como um dos oito melhores segundos colocados. Na mesma chave, dois jogos reuniram seleções eliminadas. O Chipre goleou a Bulgária por 4 a 1 e Montenegro venceu a Geórgia por 2 a 1.
Pela última rodada do Grupo 8, a Irlanda recebe Montenegro. Já a Itália cumpre tabela diante do Chipre, em casa, e a Bulgária encara a Geórgia em seus domínios. Todos os jogos acontecem na próxima quarta-feira.