Itaguajé faz história nos Colegiais

Com apenas 4.775 habitantes, o município de Itaguajé, no Norte Pioneiro paranaense, foi a grata surpresa do futebol dos Jogos Escolares do Paraná. Ao vencer a equipe do colégio Emílio de Menezes, de Japurá, por 2 a 1, ontem pela manhã, sagrou-se campeão com o time do colégio Estadual Lourdes de Melo. Os gols do título foram marcados por Jaques de 13 anos, artilheiro do torneio com 18 gols 7 jogos. O time teve ainda o goleiro menos vazado, Tiago, que sofreu apenas 3 gols.

O técnico da equipe, Agnaldo da Silva, explica que o futebol é o grande atrativo da cidade e desta forma consegue atrair crianças de toda a região, afastando-as de problemas sociais com a marginalidade e a droga. “Temos um investimento grande no futebol. A prefeitura nos dá condições de desenvolver um trabalho com os alunos da cidade e também de outros municípios da região”, conta ele.

E o sucesso do projeto foi confirmado com o título e sendo aproveitado fora do Paraná. O principal exemplo é o zagueiro Douglas, de 15 anos que além de atuar no Santos, pertence a seleção brasileira Sub-15.

A final atraiu muitos “olheiros”, como o técnico do Coritiba, Pachequinho, que assistiu ao jogo atentamente com o objetivo de identificar atletas promissores para que sejam convidados pelo Alviverde a vir treinar nas categorias de base do campeão paranaense. “A competição é útil para os clubes porque já é uma peneirada de todo o interior do Estado. Só os melhores estão aqui. E pelo que vi, muitos meninos merecem uma oportunidade em clubes profissionais”, disse Pachequinho.

O terceiro lugar ficou com a equipe do Colégio Bento Mossurunga de Umuarama, que venceu o Colégio Presidente Roosevel de Guaíra pelo placar de 2 x 1.

Maringá campeão em 4 finais

As instituições de ensino de Maringá mostraram a força do Norte do Estado, na retomada dos Jogos Colegiais do Paraná, que nos últimos oito dias reuniram cerca de 12 mil alunos/atletas em Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo e Campo Largo, crianças entre 12 e 17 anos. Maringá volta para casa nada menos que quatro títulos nos esportes coletivos; dois no handebol, um no futsal, e outro no vôlei. Ponta Grossa também mostrou estar bem estruturada na base e faturou dois troféus: um no basquete e outro no vôlei.

Durante uma semana, foram realizados mais de mil confrontos na fase final dos Jogos Colegiais, isso sem contar as competições individuais, como atletismo e xadrez, e as competições dos portadores de necessidades especiais. “A retomada dos Jogos Colegiais, que não aconteciam há cinco anos, foi um investimento certo do governo. Estimulamos mais de 300 mil estudantes a praticar esporte em seus municípios”, disse o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.

Segundo Gomyde, os campeões da categoria B (até 14 anos), vão representar o Estado nas Olimpíadas Colegiais, evento nacional, em novembro, em Poços de Caldas (MG).

Outra novidade diz respeito à preparação dos atletas que se destacaram na competição. Eles integrarão um programa de aperfeiçoamento e treinamento a ser desenvolvido pela Paraná Esporte e Secretaria de Educação, no Centro de Capacitação Esportiva (ex-Universidade do Esporte).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo