O ex-jogador Roberto de Assis, agente e irmão de Ronaldinho Gaúcho, foi à Itália nesta semana para conversar com dirigentes do futebol italiano. Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, o agente reuniu-se com Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, para discutir uma possível transferência para a equipe. Já o diário esportivo Marca informou que Assis encontrou também diretores da Inter de Milão.

continua após a publicidade

A notícia aparece no momento em que o jogador brasileiro vive um momento ruim no clube espanhol, ficando fora de 13 jogos durante a temporada por causa de uma série de problemas físicos. Sem jogar bem, Ronaldinho vem sendo questionado e pode deixar o Barcelona já no final da temporada.

O grande obstáculo para a saída de Ronaldinho seria o valor de 194 milhões de dólares (R$ 335 milhões) de multa rescisória no contrato, que dura até 2010. Para resolver o problema, Assis pode apelar para o Artigo 17 das regras de transferência da FIFA que permite aos jogadores abaixo de 28 anos encerrar o contrato depois de 3 anos.

A tentativa esbarra no fato de Ronaldinho ter completado a idade no último dia 21. Caso Assis consiga usar o Artigo 17, a multa cairia para 25 milhões de dólares (R$ 43 milhões).

continua após a publicidade

O Barcelona também convidou Assis para um conversa com a intenção de melhorar o relacionamento entre o clube e Ronaldinho esperando convencer o agente do jogador de que ainda acredita em seu futebol.