A Irlanda entrou em campo neste sábado com a possibilidade de assumir a liderança isolada do Grupo 8 das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Se vencesse, passaria a Itália e ficaria no primeiro lugar até 5 de setembro, quando os italianos voltam a jogar pelo classificatório. No entanto, os irlandeses empataram por 1 a 1 com a Bulgária, em Sofia, permanecendo na vice-liderança da chave, com 13 pontos.
Para tentar superar a Itália, que soma 14 pontos, a Irlanda até começou bem o jogo fora de casa. Aos 24 minutos, Stephen Hunt cruzou da esquerda e Richard Dunne não desperdiçou. O zagueiro do Manchester City subiu mais alto que a zaga da Bulgária e fez 1 a 0. Mas a reação dos búlgaros veio logo em seguida, aos 29, quando Dimitar Telkiyski recebeu passe de Igor Tomasic e tocou na saída do goleiro irlandês.
Ainda neste sábado pelo Grupo 8, Chipre recebeu Montenegro e acabou cedendo o empate por 2 a 2, depois de estar vencendo por 2 a 0. O resultado foi ruim para as duas equipes. Ambas aparecem atrás da terceira colocada Bulgária, que soma oito pontos e ainda permanece com chances remotas de classificação. Montenegro está em quinto, com quatro pontos, e Chipre vem em quarto, com cinco. A lanterna da chave é ocupada pela Geórgia, que acumula apenas três pontos.
Croácia também vacila
Os croatas foram outros que desperdiçaram boa oportunidade de ficar mais perto da vaga à Copa de 2010. Em Zagreb, a Croácia empatou por 2 a 2 com a Ucrânia e segue na segunda posição do Grupo 6, com 11 pontos, ainda distante da líder Inglaterra, que soma 18 após a goleada por 4 a 0 sobre o Casaquistão. Pela mesma chave, a Bielo-Rússia goleou Andorra por 5 a 1 e se aproximou dos croatas, indo a nove pontos.