O Iraty confirmou que brigará para representar o Estado do Paraná na Série C, a 3.ª Divisão do Campeonato Brasileiro. O Azulão não se conforma em ter sido preterido pela Federação Paranaense de Futebol – FPF, que esta semana indicou J. Malucelli, Toledo e Engenheiro Beltrão para a disputa da competição.
O presidente do Iraty, Sérgio Malucelli, disse que irá recorrer ainda esta semana. Ele só não adiantou de que forma o clube buscará seus direitos, alegando que a decisão é do departamento jurídico do clube. ?Em qualquer lugar do mundo a pontuação geral define a classificação de um campeonato. Vamos lutar até o final?, protesta.
O Iraty protesta porque somou mais pontos que o Engenheiro Beltrão em todas as fases no Estadual (32 contra 27). A FPF, porém, indicou o Engenheiro por ter feito melhor campanha na 2.ª fase (7 pontos contra 5 do Azulão). O regulamento do Paranaense, elaborado pela administração anterior da FPF, não deixa claros os critérios para definição dos representantes do Estado na Série C.
O Malucelli argumenta que a soma geral de pontos foi o critério usado para definir o mando de campo da final do Estadual, por isso o Atlético fez a segunda partida contra o Coritiba em casa. ?Liguei duas vezes para o presidente (Hélio Cury) e ele disse que teria que consultar a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Que Federação é essa? Foi uma decisão mais política do que técnica?, esperneou.
O dirigente diz ainda que o Iraty manteve o técnico Antônio Lopes Júnior e a maioria do elenco pensando na disputa da Série C.
Migrando pra Maringá
Caso seja confirmado na competição, o Engenheiro Beltrão mandará seus jogos no Estádio Willie Davids, em Maringá. A Série C começa em julho e classifica quatro clubes para a Série B. Além disso, os times classificados entre o 5.º e o 20.º lugar garantem um lugar na Terceirona de 2009, que terá o número de participantes reduzido de 64 para 20 e será disputada em pontos corridos, nos moldes das séries A e B.
