Sem pontos extras, mas na cola de Coritiba e Atlético na 2.ª fase do Estadual, o Iraty vai encarar cada uma das quatro partidas que lhe restam como grandes “finais’.
Falta ao Azulão apenas enfrentar os times da capital, em jogos que são primordiais para a conquista de objetivos que vão de vaga na Série D, a 4.ª Divisão do Brasileiro, até a taça de número 1 do Paraná.
O primeiro passo do Iraty será dado na 5.ª feira, quando o time do interior enfrenta o Coxa. Apesar de quatro pontos atrás do líder do ‘Supermando’, a diretoria do Azulão aposta na repetição de feitos não muito distantes para surpreender no Couto – em 2009, uma vitória do time do presidente Sérgio Malucelli praticamente fez o Alviverde dar adeus ao Estadual.
Embasado nos confrontos da última década, Malucelli chega a aumentar o desafio: “Já virou uma tradição ganharmos do Coritiba”. Das 11 partidas realizadas entre 2000 e 2009, cinco vezes o time de Sérgio levou a melhor. Outras quatro o Coritiba venceu e por duas vezes o confronto ficou empatado.
Na moita
Apesar do otimismo do presidente, o treinador Gilberto Pereira preferiu uma posição um pouco mais humilde sobre a batalha do Couto e a luta pelo Estadual. “Não quero entrar na briga de Coritiba e Atlético. Vamos deixar o tempo passar. Nosso primeiro objetivo é ter calendário o ano inteiro”.
Sonho ou pesadelo?
A conquista da vaga na Série D e na Copa do Brasil pode se tornar um pesadelo para os torcedores do Iraty. Como os gestores do time (SM Sports) construíram um centro de treinamentos e migraram com as categorias de base para Londrina, especula-se que a equipe profissional também mude para o norte do Paraná ainda em 2010.
Pessoas ligadas ao grupo gestor do Azulão no norte do Paraná comentam ter sido procuradas por ex-diretores de Londrina e Portuguesa. A intenção seria pressionar Sérgio Malucelli a sair de Irati com o patrimônio da equipe local e migrar para o CT da SM Sports, onde empresários do futebol londrinense pretendem aproveitar dos laços estreitos do presidente do Iraty com o renomado empresário Juan Figer para negociar seus jogadores.
Malucelli, ainda assim, nega a futura existência do novo time – supostamente chamado SEL (Sociedade Esportiva Londrina). “Não. Por enquanto não tem nada disso”.
“Prêmio será do time”, garante cartola
Uma bonificação de R$ 50 mil ao ‘Campeão do Interior’ oferecida pela rede de televisão que patrocina o Estadual também está servindo de estímulo aos jogadores do Iraty.
De acordo com Sérgio Malucelli, presidente do Azulão, o dinheiro já tem destino garantido caso vá pra Irati. “Será distribuído entre comissão técnica e jogadores”, garante o cartola.