A seleção de futebol do Iraque venceu um amistoso com a Palestina por 3 a 0 nesta sexta-feira e comemorou o seu primeiro jogo disputado no país desde 2002, na cidade de Irbil. Cerca de 25 mil torcedores compareceram à partida realizada no Fransou Hariri Stadium para celebrar a busca do país pela estabilidade.

continua após a publicidade

Alguns torcedores acompanharam o jogo do alto de telhados de construções próximos ao estádio. A segurança e o comparecimento dos iraquianos foram comemoradas pelo presidente da Federação Iraquiana de Futebol, Hussein Saeed.

 

“A realização deste jogo em Irbil passa uma clara mensagem ao mundo de que o Iraque está recuperando a segurança e o comando”, disse o dirigente, dez dias depois da retirada das forças de combate norte-americanas das ruas das cidades iraquianas. “Nós estamos todos hoje aqui porque o futebol é a mensagem do amor”.

continua após a publicidade

O último jogo da seleção iraquiana em seu próprio país ocorreu no dia 22 de julho de 2002, quando venceu a Síria por 2 a 1, em Bagdá. Na época, o país ainda era governado por Saddam Hussein, que foi derrubado no ano seguinte.

A vitória desta sexta-feira começou a ser construída aos 20 minutos do primeiro tempo, com gol de Hawar Mulla Mohammed. Ahmed Younis ampliou de cabeça. E Louai

continua após a publicidade

Salah fechou o placar no segundo tempo.

Apesar da situação ainda instável em Bagdá, a seleção da Palestina pretende realizar outro amistoso com os iraquianos na segunda-feira, dessa vez na capital do país.