Iraque recebe permissão para sediar partidas oficiais

A seleção e os clubes de futebol do Iraque poderão disputar jogos oficiais no país, depois de sete anos de proibição. Nesta quarta-feira, a Confederação Asiática de Futebol (AFC), anunciou que os iraquianos têm permissão para receber os adversários na cidade de Irbil.

Na segunda-feira, Irbil sediou amistoso entre Iraque e Palestina, vencido pelos donos da casa por 4 a 0. Foi a primeira partida da seleção no país desde 2002. Nos últimos anos, as cidades iraquianas mergulharam no caos após a invasão norte-americana.

A Federação Iraquiana de Futebol pediu à AFC que a capital Bagdá também fosse liberada para receber as partidas. Mas, por enquanto, a entidade continental ainda não aprovou a cidade.

Apesar de não ter jogado em casa, o Iraque classificou-se para a Copa da Ásia de 2007, e venceu o torneio, comandado pelo brasileiro Jorvan Vieira. Com o título, o país classificou-se para a Copa das Confederações, mas deixou a competição ainda na primeira fase, com dois empates e uma derrota.

Além da permissão para que jogos oficiais aconteçam em solo iraquiano, a AFC anunciou que Irbil será a sede de um dos grupos das Eliminatórias para o campeonato asiático sub-19. O Iraque está no Grupo C, com Arábia Saudita, Omã, Kuwait, Índia e Afeganistão.

Os clubes iraquianos também foram beneficiados com a decisão. O Irbil, campeão nacional, poderá jogar em seu estádio contra o Kuwait Sports Club, no dia 30 de setembro, pela segunda partida das quartas de final da Copa da AFC.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo