O Ipatinga aproveitou o desinteresse do Vasco e se garantiu na Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado, ao vencer o campeão da temporada por 2 a 0, no estádio Ipatingão, no interior de Minas Gerais, pela 38.ª e última rodada da competição.

continua após a publicidade

Com isso, o clube mineiro chegou aos 48 pontos e subiu para o 15.º lugar. Ao todo foram 12 vitórias, 12 empates e 14 derrotas. O Vasco foi o campeão da Série B com 76 pontos, sendo 22 vitórias, dez empates e apenas seis derrotas.

O primeiro tempo foi bastante fraco tecnicamente e poucas chances de gol foram criadas por ambas as equipes. Os goleiros praticamente não tocaram na bola, já que os atacantes mandaram todos os chutes para fora.

Precisando da vitória, o Ipatinga voltou mais acordado e fez dois gols na etapa final. O primeiro gol saiu aos 12 minutos, quando Amilton roubou a bola de Nilton, invadiu a área e bateu cruzado. O zagueiro Thiago Matias fechou o placar em cobrança de pênalti, aos 27. O Vasco ainda criou algumas oportunidades, mas parou no goleiro João Carlos.

continua após a publicidade

O jogo em Minas Gerais foi a despedida do técnico Dorival Júnior do Vasco. Ele já havia anunciado a sua saída da equipe carioca na última quinta-feira. “Fico feliz que tenha feito um ótimo trabalho pelo Vasco nesta temporada. Espero que o próximo (treinador) que vier tenha o mesmo sucesso”, disse o comandante, que ainda não definiu seu futuro.

Ficha técnica

continua após a publicidade

Ipatinga 2 x 0 Vasco

Ipatinga – João Carlos; Alessandro Lopes, Max e Thiago Matias; Alex Silva, Fernando Miguel (Luciano Sorriso), Max Carrasco, Reina (Amilton) e Marinho Donizete; Márcio Diogo (Evandro) e Diego Silva. Técnico: Flávio Lopes.

Vasco – Tiago; Fagner, Dedé, Rafael Morisco e Pará; Nilton, Mateus (Magno), Alex Teixeira e Fumagalli (Jeferson); Adriano (Robinho) e Elton. Técnico: Dorival Junior.

Gols – Amilton, aos 12, e Thiago Matias (pênalti), aos 27 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Max (Ipatinga); Dedé, Mateus e Elton (Vasco).

Árbitro – Rodrigo Martins Cintra (SP).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG).