A Inter de Milão esteve em desvantagem no placar por duas vezes, mas conseguiu um gol no fim e empatou em 2 a 2 com o Rubin Kazan na estreia dos dois times no grupo H da Liga Europa, enquanto no grupo J Tottenham e Lazio empataram em 2 a 2 em Londres.

continua após a publicidade

Em Milão, o Rubin fez 1 a 0 com Ryazantsev e 2 a 1 com Rondón, mas Lijava empatou pela primeira fez e Nagatomo garantiu o primeiro ponto dos italianos no torneio com um gol aos 46 minutos do segundo tempo. Pela mesma chave, em Belgrado, o Partizan recebeu o Neftiçi, do Azerbaijão, e ficou no 0 a 0.

Já na capital britânica, houve até gol mal anulado que poderia ter dado a vitória para os ‘Spurs’, mas a Lazio soube se defender fora de casa e arrancou o empate sem gols.

continua após a publicidade

Com os brasileiros Jonathan (ex-Cruzeiro e ex-Santos) e Philippe Coutinho como titulares, a Inter tomou a iniciativa e atacou mais no começo, mas o Rubin não demorou a se encontrar em campo e a dar trabalho ao goleiro adversário. E foi a equipe russa que abriu o placar, aos 15 minutos do primeiro tempo, quando Karadeniz invadiu a área e foi derrubado por Jonathan. Natcho bateu, Handanovic defendeu, mas Ryazantsev marcou no rebote.

O gol deu tranquilidade ao time visitante, que trocou passes administrando a vantagem e ainda criou boas chances para ampliá-la. Porém quem conseguiu o gol foi a equipe ‘nerazzurra’, que empatou aos 38. Cassano fez bela enfiada, Cambiasso tocou para o meio e Livaja empurrou para a rede.

continua após a publicidade

Os russos não se abateram e quase desempataram ainda antes do intervalo. Aos 43 minutos, Ryazantsev tirou da marcação pela direita, encheu o pé e carimbou a trave.

A ida para o vestiário não conteve a força ofensiva do Rubin, que continuou em cima. Logo aos cinco minutos, Karadeniz passou para Rondón, que colocou Natcho na cara do gol. Contudo, Handanovic saiu bem do gol e interceptou com os pés.

A Inter tentata se mostrar viva no jogo, e apostava em alguns chutes de longe. Num deles, aos 26, Guarín bateu rasteiro e tirou tinta da trave direita.

O time anfitrião foi se soltando, mas sofreu o segundo graças a uma bobeira dando espaço para que o adversário contra-atacasse. Aos 39 minutos, Emerenko lançou, Rondón recebeu na frente e tocou na saída do goleiro.

A partir daí, o que se viu foi a Inter partindo para cima sem muita organização, mas com disposição de sobra. O esforço foi premiado já nos acréscimos, aos 46. Milito cruzou da esquerda e Nagatomo acertou uma bela finalização de primeira.

No estádio White Hart Lane, em Londres, Tottenham e Lazio não passaram de um empate sem gols pelo grupo J, o mesmo pelo qual o Maribor venceu o Panathinaikos por 3 a 0. Os eslovenos contaram com um gol do brasileiro Tavares, ex-atleta de Atlético-PR e Grêmio.

Os ‘Spurs’ tentaram fazer valer o mando de campo, buscaram o ataque no início e levaram perigo aos 18 minutos do primeiro tempo. Cavanda cortou mal a tentativa de Defoe, Lennon pegou a sobra e levantou na cabeça de Bale. O galês finalizou e o goleiro Marchetti salvou.

Os donos da casa chegaram a balançar a rede na etapa inicial, mas teve um gol mal anulado pela arbitragem. Aos 22, Bale cruzou e Dempsey cabeceou no canto, mas foi marcado impedimento do americano.

Os cruzamentos para área eram a jogada de maior perigo a favor dos londrinos. Aos 17 minutos da segunda etapa, em cobrança de falta da esquerda, Bale fez o chuveirinho, Sandro mergulhou e mandou à direita da meta.

Oito minutos depois, o árbitro anulou mais um gol dos ‘Spurs’. Bale jogou mais uma para a área, Caulker desviou de cabeça e já ia comemorando, mas foi marcada uma falta sobre Mauri.

O Lyon, por sua vez, derrotou o Sparta Praga por 2 a 1 no estádio Gerland, com gols de Gomis e Lisandro López, enquanto Krejcí descontou.

A vitória foi obtida com um susto pelos franceses. O zagueiro Mouhamadou Dabo bateu com a cabeça, teve convulsões e teve que ser substituído pouco antes do intervalo. O defensor francês foi levado para um hospital de Lyon para ser atendido.

O time do meia brasileiro Michel Bastos lidera a chave, já que na outra partida o Athletic Bilbao decepcionou e empatou em 1 a 1 com o Hapoel Kiryat Shmona, de Israel, em pleno estádio San Mamés.

Pelo grupo G, o Sporting recebeu o Basel no estádio Alvalade e ficou no 0 a 0. A equipe lisboeta teve em campo dois brasileiros, o meia Elias, que costumava ser figurinha fácil nas convocações da seleção de Mano Menenezes, mas não vem sendo chamado, e o zagueiro Xandão, que foi expulso.

Na mesma chave, o Genk, da Bélgica, bateu o Videoton, da Hungria, por 3 a 0. Os gols foram de Vossen, Buffel e De Ceulaer.