A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa, na sigla em inglês) relevou nesta sexta-feira a sua seleção ideal de 2010, eleita por internautas que acessam a página oficial da entidade. A equipe contou com seis jogadores do Barcelona: Piqué, Puyol, Xavi, Iniesta e Villa, que foram campeões do mundo pela seleção espanhola no ano passado, além do argentino Messi, eleito pela Fifa o melhor jogador do planeta pela segunda temporada consecutiva.
A Uefa revelou que 410 mil internautas participaram do pleito, que ainda elegeu o português Jose Mourinho como melhor técnico, depois de ele ter conquistado o título da Liga dos Campeões sob o comando da Inter de Milão, antes de se transferir para o Real Madrid. Ele foi eleito o treinador do ano pela quarta vez. Já Puyol acabou escolhido capitão da equipe e figura na seleção ideal pelo sexto ano consecutivo.
Atrás do Barcelona na eleição, a Inter de Milão e o Real Madrid contaram com dois jogadores cada um na seleção. O lateral-direito brasileiro Maicon e o meia holandês Sneijder representam a equipe italiana, enquanto a espanhola conta com o goleiro Casillas e o atacante Cristiano Ronaldo, esse eleito para o time ideal pelo quarto ano seguido. O lateral-esquerdo Ashley Cole, do Chelsea, completa o grupo de 11 jogadores.
Com isso, a seleção ideal da Uefa jogaria com um esquema muito ofensivo e poderia ser escalada da seguinte forma: Casillas; Maicon, Piqué, Puyol e Ashley Cole; Xavi, Iniesta e Sneijder; Cristiano Ronaldo, Messi e David Villa.
Por ter sido eleito o capitão do time da Uefa, Puyol receberá um cheque de 100 mil euros, que será destinado para fins beneficentes ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha.