O primeiro semestre de 2012 não deve ter provas de automobilismo em São Paulo e no Rio. É que o Autódromo de Interlagos será fechado para reformas após o GP do Brasil de Fórmula 1 de 2011, a ser disputado no dia 27 de novembro, e só deve reabrir seis meses depois. E neste tempo deve estar em construção o novo Autódromo de Deodoro, no Rio, que substituirá o de Jacarepaguá, a ser demolido para construções da Olimpíada do Rio, em 2016.
Quem confirma as mudanças é o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro. Ele esteve acompanhando na última sexta-feira o diretor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Charlie Whiting, na vistoria em Interlagos, quando foram informados as alterações na Curva do Café (que ganhará uma área de escape, com a demolição de arquibancadas) e na entrada dos boxes (que ficará mais longa).
“O Charlie gostou do que viu e agora é questão de engenharia. É colocar o projeto no papel, mandar para a FIA, eles aprovam e daí é feita a licitação e são feitas as obras. Leva um tempo e, pelo calendário que temos, só começa depois da Fórmula 1. Deve levar uns seis meses para ficar pronto”, contou o dirigente, neste domingo, durante a disputa da etapa de Caruaru da Fórmula Truck.
Sobre o Rio, Cleyton Pinteiro disse não ver problemas para desamarrar o entrave jurídico envolvendo o Circuito de Jacarepaguá, que só pode ser demolido quando outra pista estivesse pronta, como foi registrado no contrato de cessão da área para a Olimpíada. “Teremos um belo autódromo em Deodoro, fui procurado há um mês pelo ministro (Orlando Silva) e vai sair”, reforçou o dirigente, contando que o projeto deverá ser apresentado em um mês.