Porto Alegre – O Internacional percebeu que tem a força de diversas torcidas brasileiras para ultrapassar o Corinthians na reta final do Brasileiro e acredita que esta conjunção de energias pode ajudá-lo a ganhar seus jogos e a derrubar o adversário, que tem três pontos de vantagem. "Isso é muito positivo para nós e nos ajuda muito", avalia o atacante Fernandão, um dos símbolos da fase atual do clube. "Notamos que fomos escolhidos pelos outros torcedores ainda antes do jogo contra o Corinthians (no domingo passado)".

continua após a publicidade

O técnico Muricy Ramalho também percebe que a anulação de 11 jogos do campeonato e o erro do juiz Márcio Rezende de Freitas, que não deu um pênalti em Tinga, favoreceram o Corinthians e fizeram muitos torcedores simpatizarem com o lado prejudicado. "Em todo o lugar que eu vou, se fala que somos o xodó do Brasil", revela, numa referência às viagens recentes que fez com o time.

Apesar de canalizar a energia de vários torcidas para o time, Muricy diz que não é de recorrer a cartas de familiares ou bilhetes nos quartos, que outros treinadores usam para motivar o time. Durante a semana, ele conversou com os jogadores para convencê-los de que o título ainda está ao alcance

da equipe, mas priorizou o trabalho de campo. "Às vezes, temos que dar uma de psicólogo para reanimar o grupo, mas o fundamental é mesmo o treino e a tática", explica.

continua após a publicidade

Ao mesmo tempo em que contam com simpatias externas, os torcedores colorados tratam de protestar contra as decisões do presidente do STJD, Luiz Zveiter, e os erros de arbitragem ocorridos no Brasileiro. Um grupo de torcedores promete usar nariz de palhaço durante o jogo contra o Palmeiras, amanhã. Outro grupo vai se vestir de preto. Ambos estão convocando mais adeptos pela internet.

Se a idéia der certo, será a primeira vez que um jogo do Inter não terá maioria de vermelho e branco nas arquibancadas do Beira-Rio.

continua após a publicidade

O Beira-Rio deve lotar, com quase 50 mil torcedores. Até o final da tarde de ontem, 19 mil ingressos estavam vendidos.

A previsão meteorológica indica um domingo ensolarado em Porto Alegre.

O técnico e os torcedores deixaram de lado as polêmicas e trataram de concentrar atenções no jogo contra o Palmeiras. Como Tinga e Ricardinho estão fora, suspensos, Muricy busca uma solução para recompor o meio-campo, mas ainda não tomou a decisão. É certo que Wellington substitui Tinga.

Para a vaga de Ricardinho existem três opções. Recuperado de contusão, o lateral-esquerdo Jorge Wagner pode jogar no meio-campo, voltando à sua posição de origem. A segunda possibilidade é o recuo de Fernandão para o setor e a abertura de uma vaga no ataque para Iarley. E a terceira é a entrada de Márcio Mossoró.

Libertadores

Além do zagueiro uruguaio Montero e da repatriação do atacante Daniel Carvalho, o Inter também quer o meia Ricardinho para a Libertadores 2006. O jogador tem contrato com o Santos somente até dezembro e poderia estar disposto a se transferir para Porto Alegre para disputar um título que ainda não tem, o de campeão sul-americano de clubes.