Tóquio – A diretoria do Internacional quer afastar o atacante Alexandre Pato da atenção dos jornalistas de todo o mundo, ao menos até a partida contra o Al Ahly, amanhã, pelas semifinais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Os cartolas alegam que ele precisa ser ?preservado? do ?intenso assédio? que está sofrendo no Japão.

continua após a publicidade

?Conheço jogador que não consegue nem dormir com a situação que ele está passando. Ontem (domingo), ele estava até acuado, com tanta gente que tinha em cima dele. Ele não está proibido de dar entrevistas, mas acho melhor afastá-lo disso tudo?, afirmou, contraditório, o presidente Fernando Carvalho.

Pato, de 17 anos, só jogou pouco mais de um tempo como titular do Inter: na penúltima rodada do Brasileirão, contra o Palmeiras, no Palestra Itália. Ele comandou o time na goleada por 4 a 1, e foi substituído ainda no início do segundo tempo. No jogo seguinte, contra o Goiás, ele foi poupado – nesse intervalo, foi tema até de matéria no site da Fifa, chamado de ?Alex, the Duck?.

O capitão Fernandão concordou com a decisão tomada pela diretoria e teme a pressão sobre a jovem revelação colorada. ?Se ele arrebentar contra o Al Ahly, todo mundo só vai querer saber do ?The Duck?. Essa pressão não é para estar em cima dele?, avaliou o camisa 9.

continua após a publicidade

Abel esconde bola parada e marcação

Tóquio – A dois dias da estréia na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Internacional fez um treino fechado à imprensa, e o técnico Abel Braga aproveitou para ensaiar cobranças de falta ensaiadas e marcação sob pressão no campo adversário.

continua após a publicidade

As duas atividades são consideradas fundamentais por ele para confirmar o favoritismo, vencer o egípcio Al Ahly amanhã e chegar à final da competição.

?É um time que toca muito a bola. O Abel está procurando colocar na nossa cabeça que não poderemos dar espaço em campo. Estamos atentos?, afirmou o zagueiro Índio, explicando o porquê da marcação sob pressão desde o outro campo.    

?Eles jogam de forma européia, com jogadores rápidos e envolventes, e a única coisa que muda é que tocam bastante a bola, sempre com passes curtos, sem dar muito balão?, explicou o meia-atacante Fernandão, capitão do time e com passagens pelo futebol francês.

Abel não confirmou o time, mas a escalação deve ser a mesma dos primeiros coletivos, com Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Martín Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Fernandão e Alex; Alexandre Pato e Iarley. O Inter faz na manhã de hoje (horário de Brasília) seu último treino antes da estréia.

Visita ilustre

O técnico Paulo Autuori, campeão mundial de clubes com o São Paulo no ano passado, visitou a concentração do Inter ontem e se definiu como ?torcedor fanático? do Inter na edição deste ano.

De saída do Kashima Antlers, o técnico conversou bastante com o amigo Abel Braga, e acredita que o time gaúcho pode se dar bem no mundial.

?Por ter um time competitivo, tenho plena convicção de que o Inter desempenhará um bom papel?, avaliou Autuori, que assumirá o comando do Cruzeiro no início do ano que vem.

Barcelona pega América

Tóquio – Com um gol meio estranho, marcado pelo chileno Ricardo Rojas, o América do México derrotou ontem o Jeonbuk Motors, da Coréia do Sul, por 1 a 0, pelo Mundial de Clubes. Desta forma, os mexicanos serão os adversários do Barcelona, quinta-feira, pelas semifinais do torneio.

Quem esteve em Tóquio para observar o desempenho de seu adversário foi o técnico do Barcelona, Frank Rijkaard, que hoje começará os preparativos para o duelo contra os mexicanos. Tanto o América quanto o clube espanhol nunca conquistaram um título mundial. O Barça só chegou ao Japão ontem.