Tóquio – A diretoria do Internacional quer afastar o atacante Alexandre Pato da atenção dos jornalistas de todo o mundo, ao menos até a partida contra o Al Ahly, amanhã, pelas semifinais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Os cartolas alegam que ele precisa ser ?preservado? do ?intenso assédio? que está sofrendo no Japão.
?Conheço jogador que não consegue nem dormir com a situação que ele está passando. Ontem (domingo), ele estava até acuado, com tanta gente que tinha em cima dele. Ele não está proibido de dar entrevistas, mas acho melhor afastá-lo disso tudo?, afirmou, contraditório, o presidente Fernando Carvalho.
Pato, de 17 anos, só jogou pouco mais de um tempo como titular do Inter: na penúltima rodada do Brasileirão, contra o Palmeiras, no Palestra Itália. Ele comandou o time na goleada por 4 a 1, e foi substituído ainda no início do segundo tempo. No jogo seguinte, contra o Goiás, ele foi poupado – nesse intervalo, foi tema até de matéria no site da Fifa, chamado de ?Alex, the Duck?.
O capitão Fernandão concordou com a decisão tomada pela diretoria e teme a pressão sobre a jovem revelação colorada. ?Se ele arrebentar contra o Al Ahly, todo mundo só vai querer saber do ?The Duck?. Essa pressão não é para estar em cima dele?, avaliou o camisa 9.
Abel esconde bola parada e marcação
Tóquio – A dois dias da estréia na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Internacional fez um treino fechado à imprensa, e o técnico Abel Braga aproveitou para ensaiar cobranças de falta ensaiadas e marcação sob pressão no campo adversário.
As duas atividades são consideradas fundamentais por ele para confirmar o favoritismo, vencer o egípcio Al Ahly amanhã e chegar à final da competição.
?É um time que toca muito a bola. O Abel está procurando colocar na nossa cabeça que não poderemos dar espaço em campo. Estamos atentos?, afirmou o zagueiro Índio, explicando o porquê da marcação sob pressão desde o outro campo.
?Eles jogam de forma européia, com jogadores rápidos e envolventes, e a única coisa que muda é que tocam bastante a bola, sempre com passes curtos, sem dar muito balão?, explicou o meia-atacante Fernandão, capitão do time e com passagens pelo futebol francês.
Abel não confirmou o time, mas a escalação deve ser a mesma dos primeiros coletivos, com Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Martín Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Fernandão e Alex; Alexandre Pato e Iarley. O Inter faz na manhã de hoje (horário de Brasília) seu último treino antes da estréia.
Visita ilustre
O técnico Paulo Autuori, campeão mundial de clubes com o São Paulo no ano passado, visitou a concentração do Inter ontem e se definiu como ?torcedor fanático? do Inter na edição deste ano.
De saída do Kashima Antlers, o técnico conversou bastante com o amigo Abel Braga, e acredita que o time gaúcho pode se dar bem no mundial.
?Por ter um time competitivo, tenho plena convicção de que o Inter desempenhará um bom papel?, avaliou Autuori, que assumirá o comando do Cruzeiro no início do ano que vem.
Barcelona pega América
Tóquio – Com um gol meio estranho, marcado pelo chileno Ricardo Rojas, o América do México derrotou ontem o Jeonbuk Motors, da Coréia do Sul, por 1 a 0, pelo Mundial de Clubes. Desta forma, os mexicanos serão os adversários do Barcelona, quinta-feira, pelas semifinais do torneio.
Quem esteve em Tóquio para observar o desempenho de seu adversário foi o técnico do Barcelona, Frank Rijkaard, que hoje começará os preparativos para o duelo contra os mexicanos. Tanto o América quanto o clube espanhol nunca conquistaram um título mundial. O Barça só chegou ao Japão ontem.