Porto Alegre – O 15 de Novembro vai disputar a final do Campeonato Gaúcho contra o tricampeão Internacional nos dias 10 e 17 de abril. É a terceira vez nos últimos quatro anos – as outras duas foram em 2002 e 2003 – que os dois clubes decidem o título estadual. O time de Campo Bom conquistou a vaga ontem empatando com o Brasil por 0 a 0 no Estádio Sady Schmidt e beneficiado pela derrota do Grêmio, por 3 a 2, para o Caxias, no Estádio Centenário.
Terminou a segunda fase como campeão da chave 4, com dez pontos. O Grêmio – que não chega à final desde 2001 – foi o segundo, com nove pontos, seguido pelo Caxias, com sete pontos, e pelo Brasil, com cinco pontos.
A vitória do Caxias sobre o Grêmio foi fácil. Aos 5 minutos o time de Mano Menezes já estava na frente, com um gol de Luiz Fernando. E não se abalou com o empate do tricolor, num pênalti cobrado por Somália, aos 10 minutos. Seguiu mandando no jogo, fazendo o segundo gol aos 13 minutos, com Canhoto, e o terceiro aos 15 minutos do segundo tempo, com Fabrício. Somália descontou para o Grêmio aos 45 minutos, quando não dava mais tempo para reverter a situação.
A chave 5 já estava decidida desde sexta-feira. O Internacional, dono da vaga, jogou para cumprir a tabela e venceu o Juventude por 1 a 0, no Beira-Rio, gol de Wilson. No outro jogo do grupo, o Glória ganhou do Veranópolis por 3 a 1. O Internacional conquistou 15 pontos. O segundo colocado foi o Glória, com dez pontos, seguido pelo Juventude, com sete pontos, e Veranópolis, com três pontos.
Fichas técnicas
Internacional 1 x 0 Juventude
Internacional: Renan; Pedro (Bolívar), Sangaletti, Wilson e Galego; Edinho, Augusto Recife, Maycon (João Guilherme) e Diogo (Wellington); Rodrigo Paulista e Diego. Técnico: Muricy Ramalho.
Juventude: Douglas; Picoli, Naldo e Edu Silva; Valentim, Adriano, Fágner (Marcelo), Juliano e Zé Rodolpho (Rodrigo Ribas); Enilton e Zé Carlos. Técnico: Ivo Wortmann.
Gols: Wilson (I), aos 21 minutos do 2.º tempo.
Renda: R$ 37.098,00. Público: 7.157 espectadores.
Local: Beira-Rio.
Caxias 3 x 2 Grêmio
Caxias: Humberto; Camozzatto, Luciano, Luiz Fernando e Ademir Sopa; Wellington Monteiro, Edinho (Eduardo), Canhoto (Rogério) e Guilherme; Éverton (Gavião) e Fabrício. Técnico: Mano Menezes.
Grêmio: Márcio; Luiz Felipe (Gustavo), Alessandro Lopes, Tiago Prado e Marcinho; Nunes (Marcus Vinícius), Bruno, Élton e Márcio Oliveira; Samuel (Fábio Bala) e Somália. Técnico: Hugo De León.
Gols: Luiz F. (C), aos 5, Somália (G), aos 10; Canhoto (C), aos 13 do 1.º tempo; Fabrício (C), aos 15, e Somália (G), aos 45 do 2.º tempo. Local: Centenário.