O Internacional venceu o Santos neste domingo por 3 a 1, chegou aos 56 pontos e ultrapassou o Atlético-MG no saldo de gols (16 a 5), assumindo assim a quarta colocação do Campeonato Brasileiro. O time paulista, por sua vez, ficou em 12.º, com 45 pontos, e ainda está na luta para conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana.
O duelo no Beira-Rio teve como atração o técnico Vanderlei Luxemburgo, que pode deixar o Santos no final do ano para comandar o Internacional. O treinador foi aplaudido por parte dos torcedores gaúchos antes do jogo. “Fico feliz com a recepção. Não vou comentar nada de negociação por questão ética. Mas é sempre bom ter esse carinho.”
O técnico Mário Sérgio, com contrato até o fim do ano, quase não comemorou os gols do Internacional. O treinador chegou para a vaga de Tite e afirmou que brigaria pelo título. Mas os resultados não apareceram e agora o time gaúcho luta para chegar à Libertadores.
O Santos não teve Edu Dracena, que havia participado de 20 minutos da partida amistosa diante do Santos Laguna, na última quarta-feira, no México. E o sistema defensivo foi o ponto negativo do time. O Internacional não teve muitos problemas para atacar e começar a construir a vitória ainda no primeiro tempo.
Aos 25 minutos, Alecsandro lançou Danilo Silva, que se esticou e bateu com a perna direita. A bola saiu cruzada e entrou no canto direito de Felipe.
“Eu dei meio que um carrinho, chutando… Tudo para marcar”, disse o lateral Danilo Silva. “Eu costumo descer bastante pela linha de fundo. E acredito que surpreendi a marcação do Triguinho no setor no primeiro gol, porque não é muito comum os laterais descerem.”
Três minutos depois, sairia o segundo gol do Internacional. A zaga santista se atrapalhou em bate-rebate na área, Pará chegou atrasado e Marquinhos chutou forte para fazer 2 a 0.
Com a boa vantagem, a equipe gaúcha passou a tocar mais a bola. E o clube colorado por pouco não ampliou no começo do segundo tempo. Alecsandro, em desvio na grande área, e D’Alessandro, em forte chute de fora da área, carimbaram as traves de Felipe.
Luxemburgo só mexeu no Santos aos 17 minutos, quando tirou Kléber Pereira e Madson, apagados, para colocar Felipe Azevedo e Jean. O gol santista surgiu um minuto depois. Em cruzamento do próprio Felipe Azevedo, Neymar apareceu livre e tocou para o fundo do gol de Lauro.
O Santos ganhou confiança após o gol e se soltou mais. Luxemburgo tentou uma última cartada aos 27 minutos, ao tirar Neymar para colocar André, um centroavante mais de área. Porém, foi o Internacional que ampliou. Aos 39, D’Alessandro chutou dentro da área e acertou o canto de Felipe.
O Internacional terá um duelo decisivo no próximo domingo diante do Atlético-MG, no Mineirão – o jogo deve definir quem fica no G-4. Já o Santos buscará a recuperação na Vila Belmiro, também no próximo domingo, em duelo contra o Coritiba. O time paranaense também tem chances de chegar à Sul-Americana.
FICHA TÉCNICA:
Internacional 3 X 0 Santos
Internacional – Lauro; Danilo Silva (Daniel), Bolívar, Índio e Kléber; Guiñazu, Sandro, D’Alessandro e Giuliano; Alecsandro (Glaydson) e Marquinhos (Taison). Técnico – Mário Sérgio.
Santos – Felipe; Pará, Eli Sabiá, Adaílton e Triguinho; Rodrigo Souto, Rodrigo Mancha, Madson (Jean) e Paulo Henrique Lima; Kléber Pereira (Felipe Azevedo) e Neymar (André). Técnico – Vanderlei Luxemburgo.
Gols – Danilo Silva, aos 25, e Marquinhos, aos 28 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos 18, e D’Alessandro, aos 39 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Arilson Bispo da Anunciação (BA).
Cartões amarelos – Guiñazu, Daniel, Felipe Azevedo e Rodrigo Souto.
Renda – R$ 212.015,00.
Público – 15.158 pagantes.
Estádio – Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).