A Inter de Milão anunciou oficialmente nesta segunda-feira (2) a contratação do técnico português José Mourinho. Aos 45 anos de idade, ele chega para substituir o italiano Roberto Mancini, que deixou o clube na semana passada, mesmo tendo sido campeão italiano nas últimas três temporadas.
A contratação de Mourinho já vinha sendo especulada há algum tempo na imprensa européia. Agora, no entanto, o clube de Milão confirmou o contrato de três anos com o português, que estava desempregado desde setembro, quando deixou o Chelsea, da Inglaterra.
Segundo a imprensa italiana, Mourinho deve receber cerca de 9 milhões de euros por temporada. E chega com a missão de levar a Inter ao título da Liga dos Campeões da Europa. Ele, inclusive, teria feito um curso intensivo de italiano para facilitar sua adaptação e causar boa impressão em sua apresentação oficial, marcada para acontecer nesta terça-feira, em Milão.
Polêmico e vencedor, Mourinho despontou para o futebol mundial no Porto, de Portugal, com o qual foi campeão da Copa da Uefa (2003) e da Liga dos Campeões da Europa (2004). Depois, foi para o Chelsea, onde também fez sucesso, com a conquista do bicampeonato inglês em 2005 e 2006. Agora, terá o desafio na Itália.
Segundo a imprensa européia, Mourinho já teria até passado uma lista de possíveis reforços para a direção da Inter. Entre os nomes pretendidos estariam os meias Lampard, do Chelsea, e Deco, do Barcelona. "Com esse treinador podemos ganhar a Liga dos Campeões", disse o meia-atacante português Luis Figo, que tinha problemas de relacionamento com Mancini e agora, com o novo técnico, deseja renovar seu contrato com o clube de Milão.