Brasília – O grupo de inspeção da Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou relatório no qual  afirma que o Brasil tem condições de sediar a Copa do Mundo de 2014. ?O Brasil possui o potencial necessário e demonstrou que é muito capaz de organizar uma Copa do Mundo da Fifa?, afirma o relatório.

continua após a publicidade

Os inspetores estiveram no Brasil entre 23 de agosto e 1º de setembro para analisar as condições do Brasil, candidato único para sediar o mundial de 2014.

Sobre os estádios brasileiros, o relatório afirma que nenhum deles poderia abrigar jogos da Copa na atual condição e que 14 devem ser renovados e quatro construídos.

?Na opinião do grupo de inspeção, nenhum dos estádios no Brasil poderia ser cenário de partidas da Copa do Mundo da Fifa 2014 no estado atual que se encontram. Não obstante, quase todos os planos de renovação e construção apresentados ao grupo de inspeção são sumamente profissionais?.

continua após a publicidade

No item segurança os inspetores avaliaram que algumas cidades não são tão seguras, mas  que as autoridades têm a experiência necessária para melhorar a situação antes de 2014, assim como a determinação para controlá-la durante a Copa do Mundo.

A estrutura de transportes urbanos e aéreos foi considerada satisfatória. ?O Brasil conta com uma rede de infra-estrutura de transporte aéreo necessária para fazer frente ao número antecipado de visitantes internacionais, assim como para os expectadores e grupos de trabalho que desejem viajar de sede a sede para assistir a várias partidas?, diz o relatório, para em seguida mencionar que a infra-estrutura de transporte aéreo do Brasil constitui um elemento chave para a realização do mundial.

continua após a publicidade

Durante a permanência no Brasil os inspetores foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e visitaram cinco cidades, Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Eles assistiram também a uma apresentação sobre as 13 cidades interessadas em sediar jogos: Fortaleza (CE), Recife (PE), Campo Grande (MT), Goiânia (GO), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Belém (PA), Maceió (AL), Curitiba (PR), Cuiabá (MS), Florianópolis (SC), Natal (RN) e Salvador (BA).

Na próxima terça-feira (30) a Fifa divulga a decisão sobre o país que irá sediar a Copa do Mundo de 2014. A última vez que uma Copa ocorreu no Brasil foi em 1950. Naquele mundial, o país ficou com o vice-campeonato, atrás do Uruguai.