A Delegacia de Crimes Financeiros da Polícia Federal do Rio de Janeiro está investigando as denúncias de irregularidades na aplicação de verbas públicas pelo comitê organizador dos Jogos Pan-Americanos. O delegado Joe Montenegro afirmou que pretende abrir inquérito ?dentro de trinta dias?. Segundo ele, antes disso é preciso colher informações.

continua após a publicidade

Na última quinta-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão do pagamento restante de convênios e contratos firmados para o Pan entre o Ministério do Esporte, o governo estadual e a empresa Fast Engenharia e Montagens, por desacordo entre equipamentos contratados – como cadeiras, aparelhos de ar-condicionado, cercas e tendas, e o que foi efetivamente entregue.

O delegado questionou também o uso da verba para viabilizar a participação brasileira na Olimpíada de Atenas, em 2004, recebida pelo Comitê Olímpico Brasileiro. ?O COB recebe um repasse, pela Lei de Incentivo ao Esporte, de um percentual das loterias. Quando da realização da Olimpíada, foi repassado o valor de R$ 160 milhões para essa entidade privada.

continua após a publicidade