A Inglaterra voltou a perder pontos preciosos em casa na busca por sua classificação à Eurocopa de 2012. Neste sábado, apenas empatou em Wembley com a frágil seleção da Suíça, por 2 a 2, e pode perder a liderança do grupo G até o final do dia, em caso de vitória de Montenegro sobre a Bulgária, logo mais.
Este é o segundo empate seguido da Inglaterra jogando em Wembley pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2012. Em outubro, havia ficado no 0 a 0 com Montenegro. Na primeira rodada, venceu a Bulgária em Londres por 4 a 0.
Com dois gols praticamente em sequência, Bernetta colocou a Suíça à frente na primeira etapa. Logo em seguida, aos 37 minutos, Lampard descontou, de pênalti. O gol do empate veio apenas aos 6 da segunda etapa, com Young, que havia entrado no intervalo exatamente no lugar de Lampard.
O empate levou a Inglaterra a 11 pontos no grupo G. Montenegro tem 10, mas ainda joga contra a Bulgária. A Suíça foi a cinco, enquanto a Bulgária tem quatro. Só o primeiro colocado de cada grupo e o melhor dentre todos os nove segundos colocados avançam diretamente à Eurocopa de 2012, que será na Ucrânia e na Polônia. Os demais oito decidem quatro vagas em playoff. A Inglaterra tenta voltar à competição, já que não se classificou para a de 2008, na Suíça e na Áustria.
Algoz da Inglaterra nas Eliminatórias passadas, a Rússia contou neste sábado com três gols de Pavlyuchenko para vencer a Armênia por 3 a 1 em San Petesburgo e respirar um pouco no grupo B. Foi a 13 pontos, contra 10 de Irlanda e Eslováquia, que jogam logo mais, contra Macedônia e Andorra, respectivamente, podendo ultrapassar os russos no saldo de gols.
Na Letônia, Israel venceu o time da casa por 2 a 0, com gols de Benayoun e Ben Haim I . Foi a 10 pontos no grupo F, contra 11 da Grécia e 13 da Croácia.