Frankfurt – Com chuveirinhos ou sem chuveirinhos, eis a questão. Sven-Goran Eriksson passou por esse dilema antes da Copa do Mundo. Com a geração mais talentosa de jogadores ingleses, em 40 anos, à disposição, o técnico queria renunciar ao jogo aéreo e ver um time de toque de bola na Copa, já na estréia, hoje, às 10h (horário de Brasília), contra o Paraguai, em Frankfurt. Teve de mudar de idéia após a contusão de Wayne Rooney e o surgimento de um novo fenômeno de popularidade: Peter Crouch, o grandalhão magrelo do Liverpool, de 81 quilos distribuídos em 1,98 m.

continua após a publicidade

Mas, até a semana passada, Crouch andava sem essa moral toda. Eriksson pensava numa maneira de substituir Rooney sem ter que recorrer ao jogo aéreo do grandalhão. O técnico testou nos últimos três amistosos várias formações.

Os meias Gerrard e Joe Cole foram experimentados no ataque. O jovem Theo Walcott (17 anos) também ganhou duas chances. Mas nenhum foi tão produtivo quanto Crouch, que marcou um gol contra a Hungria e três contra a Jamaica – em uma semana fez mais da metade de todos os gols que fez no Campeonato Inglês pelo Liverpool (sete).

?Peter melhorou muito nos últimos tempos. Mesmo com Rooney machucado e Owen voltando à forma agora, temos um ataque de respeito?, diz Eriksson. ?Ele é motivo de preocupação o tempo inteiro para os adversários?, diz Gerrard, companheiro de Crouch no Liverpool.

Guarani

continua após a publicidade

?Eyopy cheve pepukusho? parece um palavrão em polonês. Mas significa algo como ?marca em cima esse gigante? em guarani, a língua nativa que os paraguaios usarão durante a partida de hoje, em Frankfurt.

O ?pepukusho? em questão é Peter Crouch, o grandalhão dos 1,98m. É o jogador que mais preocupa os paraguaios. ?Não podemos bobear. Mas até que prefiro marcar um jogador de três metros do que um de 1,50, porque são mais fortes e agüentam mais o tranco?, diz Gamarra, em espanhol, que deverá hoje, colocar em ação as expressões como ?Eyopy!? (aperta!), ?Eiké!? (avança!) e ?Ko?anga? (Agora), para alertar os companheiros.

continua após a publicidade

Roque Santa Cruz, a estrela que ainda não sabe se terá condições físicas de jogar.

O atacan te é a única dúvida do Paraguai para a partida. ?Não tenho mais dores no joelho direito e falta uma porcentagem muito pequena para poder dizer que estou 100% para o jogo?, disse Santa Cruz. Se o atacante do Bayern de Munique não puder atuar, Nelson Cuevas será o substituto.

Copa do mundo
Grupo – B 1ª rodada
Árbitro: Marco Antonio Rodríguez (MEX).
Local: Waldstadion, em Frankfurt.
Horário: 10h (de Brasília).

Inglaterra x Paraguai

Inglaterra
Robinson; Gary Neville, Ferdinand, Terry e Ashley Cole; Beckham, Lampard, Gerrard e Joe Cole; Owen e Crouch. Técnico: Sven-Goran Eriksson.

Paraguai
Villar; Caniza, Gamarra, Cáceres e Toledo; Bonet, Acuña, Paredes e Riveros; Haedo Valdez e Santa Cruz (Cuevas). Técnico: Aníbal Ruiz.