Frankfurt – Com chuveirinhos ou sem chuveirinhos, eis a questão. Sven-Goran Eriksson passou por esse dilema antes da Copa do Mundo. Com a geração mais talentosa de jogadores ingleses, em 40 anos, à disposição, o técnico queria renunciar ao jogo aéreo e ver um time de toque de bola na Copa, já na estréia, hoje, às 10h (horário de Brasília), contra o Paraguai, em Frankfurt. Teve de mudar de idéia após a contusão de Wayne Rooney e o surgimento de um novo fenômeno de popularidade: Peter Crouch, o grandalhão magrelo do Liverpool, de 81 quilos distribuídos em 1,98 m.
Mas, até a semana passada, Crouch andava sem essa moral toda. Eriksson pensava numa maneira de substituir Rooney sem ter que recorrer ao jogo aéreo do grandalhão. O técnico testou nos últimos três amistosos várias formações.
Os meias Gerrard e Joe Cole foram experimentados no ataque. O jovem Theo Walcott (17 anos) também ganhou duas chances. Mas nenhum foi tão produtivo quanto Crouch, que marcou um gol contra a Hungria e três contra a Jamaica – em uma semana fez mais da metade de todos os gols que fez no Campeonato Inglês pelo Liverpool (sete).
?Peter melhorou muito nos últimos tempos. Mesmo com Rooney machucado e Owen voltando à forma agora, temos um ataque de respeito?, diz Eriksson. ?Ele é motivo de preocupação o tempo inteiro para os adversários?, diz Gerrard, companheiro de Crouch no Liverpool.
Guarani
?Eyopy cheve pepukusho? parece um palavrão em polonês. Mas significa algo como ?marca em cima esse gigante? em guarani, a língua nativa que os paraguaios usarão durante a partida de hoje, em Frankfurt.
O ?pepukusho? em questão é Peter Crouch, o grandalhão dos 1,98m. É o jogador que mais preocupa os paraguaios. ?Não podemos bobear. Mas até que prefiro marcar um jogador de três metros do que um de 1,50, porque são mais fortes e agüentam mais o tranco?, diz Gamarra, em espanhol, que deverá hoje, colocar em ação as expressões como ?Eyopy!? (aperta!), ?Eiké!? (avança!) e ?Ko?anga? (Agora), para alertar os companheiros.
Roque Santa Cruz, a estrela que ainda não sabe se terá condições físicas de jogar.
O atacan te é a única dúvida do Paraguai para a partida. ?Não tenho mais dores no joelho direito e falta uma porcentagem muito pequena para poder dizer que estou 100% para o jogo?, disse Santa Cruz. Se o atacante do Bayern de Munique não puder atuar, Nelson Cuevas será o substituto.
Copa do mundo
Grupo – B 1ª rodada
Árbitro: Marco Antonio Rodríguez (MEX).
Local: Waldstadion, em Frankfurt.
Horário: 10h (de Brasília).
Inglaterra x Paraguai
Inglaterra
Robinson; Gary Neville, Ferdinand, Terry e Ashley Cole; Beckham, Lampard, Gerrard e Joe Cole; Owen e Crouch. Técnico: Sven-Goran Eriksson.
Paraguai
Villar; Caniza, Gamarra, Cáceres e Toledo; Bonet, Acuña, Paredes e Riveros; Haedo Valdez e Santa Cruz (Cuevas). Técnico: Aníbal Ruiz.