A Inglaterra deu mais um passo para a classificação para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, nesta sexta-feira. Atuando em casa, no Estádio Wembley, a seleção mostrou todo seu potencial, goleou Montenegro por 4 a 1 e depende só de si na última rodada das Eliminatórias Europeias para confirmar vaga no 14.º Mundial de sua história.
O resultado colocou os ingleses com 19 pontos, na liderança do Grupo H, um ponto à frente da Ucrânia, que também fez sua parte nesta sexta e bateu a Polônia, por 1 a 0. Na última rodada, a Inglaterra precisa de um resultado positivo diante dos poloneses, terça-feira, novamente em casa, para ficar com a vaga.
Já os ucranianos pegam San Marino, fora de casa, também na terça-feira, e precisam de uma vitória e de um tropeço inglês para alcançar a primeira colocação. Caso contrário, deverão ser segundos colocados da chave – lembrando que os oito melhores segundos colocados, entre os nove grupos, vão à repescagem. Montenegro, terceiro, com 15 pontos, tem apenas chances matemáticas de passar a Ucrânia.
Apesar do resultado, o jogo desta sexta foi complicado para a Inglaterra, principalmente no início. Tanto que a seleção só abriu o placar no segundo tempo. Aos 3 minutos, Rooney aproveitou rebote do goleiro em chute de Sturridge para marcar. Aos 17, Branko Boskovic decidiu ajudar, marcou contra e ampliou a vantagem inglesa.
Precisando da virada, Montenegro foi para cima e conseguiu descontar nove minutos depois, com Dejan Damjanovic. Mas os ingleses frearam a reação, se aproveitaram dos espaços dados pelo adversário e selaram a vitória com dois gols. Primeiro com Towsend, aos 33 minutos, depois com Sturridge, de pênalti, já nos acréscimos.