A organização da Fórmula Indy decidirá até o dia 1º de agosto se o Brasil terá lugar no calendário da categoria em 2010. Ribeirão Preto, Campinas e Rio de Janeiro – todas com circuitos de rua – lutam pelo direito de receber uma prova.

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Nesta terça, Terry Angstadt, presidente da divisão de competições do campeonato, esteve em Ribeirão Preto e em Campinas para analisar os projetos. Na quarta-feira, ele irá para o Rio de Janeiro. Durante as avaliações, o dirigente evitou falar em favoritismo, mas deu a entender que uma etapa brasileira está Perto de acontecer. “O favorito é o País”, disse.

Na próxima semana, Angstadt participará de reuniões com Tony Coltman e Brian Barnard, diretores de competições da categoria. A partir destas reuniões, será decidido se haverá uma sede brasileira. Existe até mesmo a possibilidade de duas provas acontecerem no País.

Na segunda-feira, o piloto Hélio Castroneves encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Helinho saiu do encontro otimista, dizendo que Lula garantiu uma etapa brasileira na abertura da próxima temporada.

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Para viabilizar uma prova em Ribeirão Preto, a prefeitura desembolsaria R$ 5 milhões em obras de infraestrutura nos próximos meses (para um compromisso de realizar provas durante cinco anos), de um total de R$ 40 milhões necessários para organizar o evento – o restante estaria por conta de promotores da iniciativa privada.

“Esse investimento é muito baixo pelo retorno financeiro, pela injeção de dólares e fomento da economia local”, afirmou a prefeita Dárcy Vera (DEM). “Sinto a vontade do governo brasileiro em divulgar o nosso etanol e Ribeirão Preto é o palco ideal para isso, porque é a capital mundial do etanol”, disse.

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A Indy é a única entre as principais categorias do automobilismo mundial a ter todos os carros utilizando combustível alternativo – atualmente, uma mistura do etanol de cana-de-açúcar brasileiro com o de milho norte-americano.

O Brasil recebeu provas da categoria norte-americana – ainda na época da divisão entre IRL e Cart – entre 1996 e 2000. Na época, as corridas aconteceram no anel externo do circuito de Jacarepaguá, no Rio. Atualmente, só Motegi, no Japão, tem um prova fora do eixo Estados Unidos-Canadá.