Com 62 mil quilômetros quadrados de área útil, foi inaugurado nesta terça-feira (8) em Pequim o Main Press Centre (MPC), o centro de imprensa olímpico que irá abrigar os 5.600 jornalistas credenciados para os Jogos de Pequim.
O MPC, inaugurado com uma breve cerimônia, foi construído de frente para a Vila Olímpica e a poucos metros do Estado Nacional – o famoso "Ninho de Pássaro" – e do Cubo D’Água, o complexo aquático olímpico, que juntos fazem parte do novo bairro chamado Olympic Green.
A principal sala para as entrevistas coletivas possui 800 lugares e garante a tradução simultânea em oito línguas (chinês, inglês, francês, espanhol, alemão, japonês, coreano e russo).
O edifício contém, além de um bar e um restaurante onde será servida comida chinesa e internacional, um supermercado, uma academia, uma sala de massagem e um cabeleireiro.
A sala de imprensa principal possui mais de 900 locais de trabalho, enquanto grande parte dos veículos de comunicação, entre os quais a ANSA, terão um escritório próprio montado no local.
Durante todo o período dos Jogos o centro irá funcionar 24 horas por dia, asseguram os funcionários do Comitê Organizador dos Jogos de Pequim (Bocog).