A Arena foi inaugurada em 24 de junho de 1999 com um amistoso internacional entre Atlético e Cerro Porteño. Vitória do Furacão por 2 a 1, com gols de Lucas e Vanin. Gauchinho fez para o time paraguaio.
Uma década depois o estádio vive a expectativa de ampliações e de entrar para a história, pois será palco de jogos da Copa do Mundo de 2014. Para isso, passará por uma série de intervenções e ficará um tempo sem receber jogos do Furacão. A intenção é que a nova Arena esteja pronta em dezembro de 2012 para, inclusive, pleitear jogos da Copa das Confederações em 2013.
Atualmente a praça esportiva está em obras visando a ampliação da capacidade de público e consequentemente a conquista de mais sócios. Mais sócios representam mais dinheiro em caixa.
Obras
Com a conclusão das arquibancadas do setor Brasílio Itiberê o formato do estádio está completo e com capacidade para mais de 28 mil pessoas. Assim a denominação de meio-estádio, concedida de forma pejorativa pelo torcedor rival, não cabe mais ao estádio atleticano.
Os pré-moldados de concreto, referentes ao primeiro anel, estão devidamente implantados, faltando agora os arremates finais, como liberação dos acessos, a colocação das cadeiras e dos vidros divisores, já que no setor não haverá fosso entre campo de jogo e torcida. Os postes de iluminação, que poderiam atrapalhar a visão do jogo já foram retirados na semana passada e os holofotes instalados nas torres laterais.
Problema
Porém um pequeno problema estrutural vai causar demora maior no prazo da entrega da obra. Inicialmente o setor deveria ser liberado para o público para o jogo contra o Internacional, em 12 de julho.
Agora estima-se mais 30 dias. Isso porque foi detectada uma pequena diferença na junção dos setores (parte nova com a mais antiga) e esse período (30 dias) será destinado para a correção, já que o projeto atleticano foi modificado para se adequar aos padrões Fifa.