Imbatível no Paulistão, Santos quer agora melhorar desempenho no Brasileirão

Depois do quinto título estadual em oito finais, o Santos desafia um tabu no Campeonato Brasileiro. Desde 2007, a equipe não chega entre os quatro melhores do torneio. Neste ano, a situação será ainda mais delicada: Gabriel, Lucas Lima e Ricardo Oliveira foram convocados para a Copa América Centenário e ficarão fora das nove primeiras rodadas. Depois disso, podem ser negociados. Ou seja, existe a possibilidade de que nem voltem ao clube.

É grande as chances de os três principais jogadores do clube saírem. O empresário Vagner Ribeiro revela que o Real Madrid enviou emissários para observar as finais do Campeonato Paulista para olhar Gabriel e Lucas de perto. “O Santos não tem muito interesse em vender o Lucas Lima porque tem uma porcentagem baixa de seus direitos. Eles preferem mantê-lo. Mas o clube admite vender Gabriel”, disse o empresário. “Os dois estão no radar do futebol europeu há algum tempo”.

Aos 26 anos, Lucas Lima acha que a próxima janela de transferências é o momento de se transferir para a Europa. Embora o Santos tenha apenas 10% dos direitos econômicos do atleta, o grupo Doyen Sports, que detém 80%, e o empresário Edson Khodor, com os outros 10%, pressionam para que o negócio saia ainda este ano. Além do Real Madrid, clubes ingleses também demonstraram interesse.

Após o título, Gabriel desconversou sobre o seu futuro. Convocado para o time principal e praticamente garantido na seleção olímpica, o atacante avalia que o clube dificilmente vai conseguir segurá-lo diante de uma boa proposta da Europa. Boas atuações nos torneios internacionais seriam o carimbo do passaporte do jogador de 19 anos.

Já os empresários de Ricardo Oliveira esperam uma nova proposta do futebol chinês. Eles avaliam que o negócio só não foi fechado no mês de fevereiro, quando chegou a primeira proposta, porque não houve tempo hábil para a negociação. Os chineses prometeram voltar.

CRISE – O clube afirma que pretende se reforçar sem perder os principais jogadores. Existe, no entanto, a necessidade financeira de conter o déficit de R$ 78 milhões registrado em 2015. O presidente Modesto Roma Júnior confirmou os nomes dos dois primeiros reforços. O atacante Rodrigo foi um dos destaques da Copa do Nordeste na qual Campinense perdeu a decisão para o Santa Cruz. O outro é o zagueiro Fabián Noguera, do Banfield, que não disputa uma partida oficial há quase seis meses justamente por conta de seu acerto com o time paulista. O clube também está perto de contratar o meia Emiliano Vecchio, que está no Qatar SC.

O técnico Dorival Júnior reafirmou a necessidade de reforços. Além de perder as três estrelas do clube, ele teme que Thiago Maia, Zeca e Gustavo Henrique sejam convocados para a disputa da Olimpíada. Preocupado em valorizar o elenco, o treinador utilizou a festa do título, ainda no vestiário, para agradecer àqueles que não jogaram. Ele sabe que terá de contar com todos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo