Imagens do Furacão liberadas por três minutos na internet

Apesar de o Atlético querer monopolizar as informações apenas ao seu site oficial, impedindo o trabalho da imprensa e liberando entrevistas somente à sua rádio e TV, o torcedor terá que se contentar com apenas três minutos, no máximo, de imagens do Furacão durante o Campeonato Paranaense.

De acordo com a lei federal número 12.395/2011, “a duração de todas as imagens do flagrante do espetáculo ou evento desportivo exibidas não poderá exceder 3% (três por cento) do total do tempo de espetáculo ou evento”.

Como o direito de arena e imagem do Estadual pertencem à RPC TV, o Rubro-Negro está impedido de exceder este limite e até mesmo transmitir os seus jogos ao vivo, uma vez que não pagou pelos direitos de transmissão. “O Atlético poderá apenas passar os gols e lances dos jogos, mas de maneira alguma poderá transmitir ao vivo as partidas pelo seu site oficial. Se o fizer, estará violando os direitos de transmissão de RPC TV e da GLOBOSAT, e ainda o direto dos outros clubes, que teriam que ser consultados antes da transmissão”, afirmou o departamento jurídico da Federação Paranaense de Futebol.

Além disso, o Atlético só pode exibir os gols após o término dos jogos, assim como a própria RPC fará durante o Paranaense, não podendo, sequer, colocá-los no ar logo após que a rede for balançada. Na partida contra o Rio Branco, no domingo passado, o clube seguiu a regra, mas suprimiu o gol do Rio Branco das imagens, querendo passar a impressão de que venceu o leão da Estradinha, quando o resultado foi 1 x 1.

Rivais

A ausência do Atlético nas transmissões dos jogos não afeta apenas o próprio clube. Os rivais Coritiba e Paraná, de certa forma, também acabam perdendo visibilidade. Porém, os dois times não acreditam que isso interfira em seu projetos. Segundo Paulo César Verardi, diretor de marketing do Coxa, o prejuízo alviverde é apenas na visibilidade do confronto contra o Furacão, mas que pode ser facilmente compensando com outras medidas. “Em primeiro lugar, quando você analisa o futebol em termos de negócio, a rivalidade que o Coritiba mantém com o Atlético é importante e faz parte do negócio. Então, nesse aspecto, você tem um certo prejuízo, no sentido de que em algumas circunstâncias você vai ter menos visibilidade em decorrência da postura do nosso rival. Mas eu diria que o Coritiba hoje está muito mais preocupado com a sua marca. Tenho a impressão que esse tipo de valor que nós temos com o nosso produto compensa uma eventual ausência. Não é uma perda irreversível”, explicou.

Já do lado do Tricolor, o superintendente Celso Bittencourt admitiu que a ausência do Atlético traz um prejuízo à competição e aos torcedores. “Se qualquer um dos 12 clubes estivesse fora do acerto com a TV, já haveria um prejuizo à competição e ao torcedor, porque demonstra falta de organização. Sendo um dos grandes de fora, é muito pior”, declarou.

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