Grande nome do futebol sueco neste século, Zlatan Ibrahimovic é agora o maior artilheiro da seleção da Suécia de todos os tempos. Nesta quinta-feira, ele fez dois gols na vitória sobre a Estônia, por 2 a 0, em Solna, na primeira rodada de amistosos da Fifa depois da Copa do Mundo. Assim, chegou a 50 na carreira.

continua após a publicidade

O antigo recordista, com 49, era Sven Rydell, um atacante que defendeu a Suécia na era amadora, entre 1923 e 1932, quando chegou à marca mesmo tendo feito apenas 43 jogos pela seleção. Na época, não existia Copa do Mundo (a Suécia não participou do primeiro Mundial, em 1930), nem Eurocopa.

Ibrahimovic atingiu 50 gols em 99 partidas e deverá ter mais um número histórico a comemorar se entrar em campo contra a Áustria, segunda-feira, fora de casa, na abertura das Eliminatórias da Eurocopa.

Nesta quinta, ele igualou o recorde com um gol aos 3 minutos, pegando sobra na área. Depois, se isolou como maior artilheiro da história com um golaço. Larsson desceu pela direita, foi à linha de fundo e rolou para Ibra, que deu de letra para o fundo da rede. O recorde, afinal, tinha que vir ao estilo dele: com um golaço.

continua após a publicidade

OUTROS JOGOS – Depois de fracassar na Copa do Mundo, a Bósnia-Herzegovina pegou a fraca seleção de Liechtenstein nesta quinta e ganhou por 3 a 0, com dois de Ibisevic, do Stuttgart, e um de Dzeko, do Manchester City. Com o corintiano Guerrero entre os titulares, o Peru fez 2 a 0 no Iraque em Dubai.