A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira as três finalistas que concorrem ao prêmio de melhor atleta do ano. A disputa está entre a neozelandesa Valerie Adams, a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce e a checa Zuzana Hejnova.
A relação de três finalistas saiu de uma lista inicial de dez nomes e foi definida através da votação de membros da IAAF, diretores de competições internacionais, atletas, representantes dos competidores e jornalistas especializados. E a vencedora será revelada na Festa de Gala do Atletismo, que será realizada no dia 16 de novembro, em Mônaco.
Campeã olímpica em 2008 e 2012, Adams conquistou no Mundial deste ano, realizado em Moscou, a sua quarta medalha de ouro consecutiva no arremesso de peso, um feito até então inédito entres as mulheres no atletismo.
Fraser-Pryce, ouro olímpico na disputa dos 100 metros em 2008 e 2012, fez ainda melhor no Mundial de Atletismo ao vencer três provas – os 100 e 200 metros e também o revezamento 4×100 metros com a equipe jamaicana.
Já Hejnova, bronze olímpico na Olimpíada de Londres, foi campeã dos 400 metros com barreiras na última edição do Mundial de Atletismo. Neste ano, ela também se destacou por vencer a prova em cinco etapas da Diamond League.
Nenhuma das três finalistas foi eleita a atleta do ano nas temporadas anteriores. Além do prêmio feminino, a Festa de Gala do Atletismo também terá a premiação do melhor atleta. Os finalistas foram anunciados na última segunda-feira e são o jamaicano Usain Bolt, o britânico Mo Farah e o ucraniano Bohdan Bondarenko.