esportes

IAAF libera a participação de mais três atletas russos em eventos internacionais

As autoridades do atletismo mundial permitiram nesta quinta-feira que mais três russos participem no próximo mês no Campeonato Europeu Indoor, além de outras competições internacionais.

Os três atletas liberados para competir sob uma bandeira neutra são a saltadora com vara Anzhelika Sidorova, campeã europeia indoor em 2015, a velocista Kristina Sivkova e Alexei Sokirsky, do lançamento de martelo, que participará da Copa Europeia de Lançamentos. Esta quinta-feira era a data final para inscrições no Europeu Indoor, que vai ser disputado entre 3 e 5 de março em Belgrado, na Sérvia.

Darya Klishina, do salto em distância, e a velocista Yulia Stepanova, que anteriormente haviam sido declarados elegíveis, permanecem com esse status, explicou a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês).

Klishina foi a única russa a competir na Olimpíada do Rio no ano passado. Já Stepanova delatou o esquema de doping do país e foi liberada pela IAAF para o evento, mas acabou sendo vetada pelo Comitê Olímpico Internacional.

A IAAF disse que outros seis pedidos foram recusados. A entidade explicou que recebeu um total de 48 solicitações, sendo que 28 foram endossados pela federação russa. Além disso, explicou que o número de solicitações ainda está sob revisão.

“Ao priorizar os prazos de inscrição das competições, os responsáveis do Conselho de Revisão do Doping devem sempre salvaguardar a integridade da competição”, afirmou Sebastian Coe, presidente da IAAF.

A IAAF estabeleceu critérios que exigem que os atletas russos demonstrem terem se sujeitado a sistemas antidoping confiáveis fora do seu país enquanto a federação russa estiver suspensa em razão de um esquema de uso de substâncias proibidas generalizado.

A entidade internacional já havia dito que a federação russa não teria sua suspensão anulada até novembro, o que fará com que seus atletas só possam competir no Mundial de Londres, em agosto, como atletas neutros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo