A Rússia não será impedida de participar das grandes competições do atletismo por causa das acusações de doping sistemático, disse, nesta terça-feira, Lamine Diack, o presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês).

continua após a publicidade

A Rússia está sendo investigada pela Comissão de Ética da IAAF e pela Agência Mundial Antidoping sobre a acusação de ter um sofisticado esquema de uso de substâncias proibidas. Quatro medalhistas de ouro em Mundiais de Atletismo foram suspensos neste ano.

No entanto, as sugestões de que a Rússia poderia ser excluída da Olimpíada ou do Mundial são “uma piada”. “Eles estão dentro”, disse Diack. “É uma grande nação do atletismo”.

continua após a publicidade

Em dezembro, um programa de TV alemão revelou um esquema de doping na Rússia, e garantiu que quase todos os atletas utilizariam substâncias proibidas. “Tivemos uma declaração na Rússia, que 99% se dopam e assim por diante. Eu disse: ‘O que? É exagerado'”, disse Diack. “É ridículo”.

continua após a publicidade

Diack comparou os problemas doping da Rússia aos escândalos nos Estados Unidos na década de 1990 e avisou que isso deve ser resolvido de forma semelhante, com rigorosas ações por órgãos independentes.