A Iaaf anunciou nesta sexta-feira dois casos de doping ocorridos durante o Mundial de Atletismo de Daegu, na Coreia do Sul, no início de setembro. A portuguesa Sara Moreira e o sul-coreano Lim Hee-nam foram os únicos a testar positivo em 468 amostras de urina analisadas pela Iaaf (Associação Internacional de Federações de Atletismo).
Os dois atletas foram flagrados com a mesma substância proibida, o estimulante methylhexaneamine, em exames realizados durante o Mundial. Os resultados foram confirmados em testes com amostras “B”. Ambos foram suspensos provisoriamente, à espera de futuros julgamentos.
Sara Moreira ficou na 12ª colocação na prova dos 3 mil metros com obstáculos, enquanto Lim Hee-nam integrou a equipe sul-coreana que faturou o quinto lugar no revezamento 4×100 metros.
Os casos de doping no Mundial poderão aumentar nas próximas semanas, com as análises das amostras de sangue colhidas durante a competição e que foram enviadas recentemente ao laboratório da Agência Mundial Antidoping, em Lausanne, na Suíça. No total, a organização do Mundial colheu 1.849 amostras de sangue na Coreia do Sul.