Hugo Pessanha leva único ouro do Brasil no Grand Slam

Hugo Pessanha foi o responsável por salvar a honra do Brasil neste domingo no Grand Slam de judô do Rio de Janeiro. Na categoria até 90 kg, o judoca conquistou o único ouro do País na competição. No segundo e último dia de disputas no Ginásio do Maracanãzinho, Maria Suelen também garantiu uma prata e Flávio Canto, Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar levaram mais três bronzes.

O desempenho rendeu ao Brasil a terceira colocação geral no Grand Slam. Com um ouro, uma prata e quatro bronzes – no sábado, Mariana Silva já havia ficado em terceira na categoria até 63 kg -, o País ficou atrás da Rússia, que também teve uma conquista dourada, mas levou mais pratas. O Japão terminou na liderança isolada, com oito ouros.

O maior feito brasileiro veio com a vitória de Hugo Pessanha sobre o russo Kirill Denisov. Na final, o judoca ganhou com um ippon no último segundo. Antes, Pessanha já havia vencido o argentino Hector Campos na estreia, também por ippon, e depois passou pelo italiano Walter Facente e o sueco Marcus Nyman. Na semifinal, nova vitória por ippon, sobre o japonês Daiki Nishiyama.

Na mesma categoria de Pessanha, Tiago Camilo era a outra esperança de medalha do Brasil. No entanto, o judoca campeão mundial e medalhista olímpico de prata e de bronze não foi bem na competição, perdendo na terceira luta para Nishiyama. Assim como ele, Luciano Corrêa e Daniel Hernandes também terminaram com a quinta posição, nas categoria até 100 kg e para mais de 100 kg, respectivamente.

Ainda no masculino, Flávio Canto e Leandro Guilheiro tinham a possibilidade de fazer uma final brasileira na categoria até 81 kg, mas ambos foram derrotados pelos finalistas. Canto perdeu por ippon para o croata Tomislav Marijanovic, que acabou ficando com o ouro. Já Guilheiro perdeu para o holandês Guillaume Elmont, que terminou com a prata.

No feminino, Maria Suelen foi o grande destaque. Na categoria para judocas com mais de 78 kg, ela só perdeu na final para a eslovena Lucija Polavder, por ippon. Já entre as atletas com até 78 kg, Mayra Aguiar chegou até as semifinais, quando foi derrotada pela japonesa Akari Ogata.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo