São Paulo – Hugo Pessanha, da categoria médio (até 90kg), sofreu uma contusão no ligamento cruzado do joelho esquerdo e não poderá representar o judô brasileiro no Pan do Rio, que acontecerá em julho. Ele estava disputando vaga no processo seletivo com Carlos Honorato.
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) adotou um método diferente para formar a seleção brasileira para o Pan. Numa seletiva em dezembro passado, foram escolhidos dois atletas para cada categoria. Eles terão as mesmas oportunidades em torneios internacionais neste ano para definir quem irá representar o País nos Jogos.
Metade do grupo de pré-selecionados acaba de disputar três torneios, em Paris, Budapeste e Viena. E o restante embarcou nesta quarta-feira para competir em Hamburgo, Varsóvia e Praga – Hugo Pessanha deveria seguir nessa etapa para a Europa.
Aos 20 anos, Hugo Pessanha sofreu a lesão durante um treinamento no fim de janeiro. Mas, apesar de sentir um pouco de dor, seguiu treinando. Após duas semanas, decidiu fazer uma ressonância e ficou constatado o problema no ligamento cruzado do joelho.
?Estou triste e com a sensação de ter nadado e morrido na praia. Quando foi divulgado o nome do Rio de Janeiro para a sede do Pan nunca imaginei que chegaria tão próximo da vaga. Fiz de tudo, corri atrás, mas optei pela minha saúde. Se eu forçasse mais e fosse competir na Europa poderia voltar de lá com uma lesão ainda mais séria?, explicou o judoca.