A disputa por equipes no tênis de mesa foi responsável, nesta segunda-feira, pela sexta medalha de ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Confirmando o favoritismo, o time brasileiro venceu a Argentina por 3 a 1 e conquistou o bicampeonato pan-americano. Em 2007, no Rio, o Brasil também havia batido os argentinos na disputa pelo ouro por equipes. México e Cuba ficaram com as medalhas de bronze.
Com mais esta conquista, Hugo Hoyama chegou à sua décima medalha de ouro na história do Pan (em sete edições), abrindo vantagem na disputa interna contra Thiago Pereira para se manter como atleta brasileiro que mais ouros faturou em Jogos Pan-Americanos. O nadador, que já somou duas medalhas douradas em Guadalajara, chegando a oito na carreira, ainda vai buscar mais seis ouros no México e deve ultrapassar o mesa-tenista até o fim da competição. Hoyama ainda tentará o título no individual, que começa na terça.
A vitória sobre a Argentina, nesta segunda-feira, começou a ser desenhada pelo melhor brasileiro no ranking mundial, Gustavo Tsuboi, que derrotou o chinês naturalizado Liu Song, atual bicampeão pan-americano individual, por 3 a 0, parciais de 11/8, 12/10 e 11/8. Thiago Monteiro também fez a parte dele, vencendo o segundo duelo, contra Pablo Tabachnik, por 3 sets a 1 (8/11, 11/6, 11/8 e 11/6).
A primeira chance de fechar o confronto veio nas duplas, mas Hugo Hoyama e Thiago Monteiro perderam para Gaston Aldo e Liu Song por 3 sets a 1, parciais de 11/5, 10/12, 11/9 e 11/8. O veterano seguiu na mesa para, em seguida, vencer Pablo Tabachnik também por 3 a 1, com 16/14, 6/11, 12/10 e 15/13.
MULHERES – No feminino, a medalha de ouro por equipes ficou com a República Dominicana, que venceu a Venezuela na final por 3 a 2. O pódio entre as mulheres foi completado por Colômbia e EUA, que faturaram bronze.