São Paulo – O fundista Hudson de Souza, da BM&F, venceu a prova dos 5.000m no Troféu Brasil de Atletismo neste domingo, com o tempo de 13min51s10. O segundo colocado foi Marílson dos Santos, também da BM&F,com 13min53s60, que correu após 10 dias sem treinar por conta de uma virose. O terceiro foi Claudir Rodrigues, da UCS, com 14min10s14. Hudson gostou de seu desempenho na prova, e disse que seu objetivo agora é buscar o índice A para o Mundial de Helsinque.
"A prova foi boa, com ritmo forte. Na segunda metade tive uma queda de rendimento por causa do vento, que soprou contra e atrapalhou um pouco. Agora vou para a Europa passar uma semana na Suíça, fazendo meu treinamento para altitude, depois vou disputar algumas provas na Itália, buscar o índice A para o Mundial. Como eu disse a vocês antes, quem vai para o Mundial com índice B está lá a turismo, porque não vai ganhar nada."
Hudson também disse que pediu à organização da prova para mudar o "coelho" (atleta que entra apenas para dar um ritmo mais forte aos competidores) da prova, porque o atleta que estava na pista estava correndo abaixo da expectativa. Mas, como o coelho que Hudson indicou não tinha clube, e como o Troféu Brasil é um torneio de clubes, ele não pôde participar. O segundo colocado da prova, Marílson dos Santos, disse que deve ir para a Europa após o Troféu Brasil para treinar.
"Me senti bem e decidi correr os 5.000m. O resultado foi bom pelo tempo, e não pela colocação. A virose que eu tive atrapalhou muito a minha participação no Troféu Brasil, me deixando de fora dos 10.000m. Ainda não tenho certeza de onde irei correr na Europa, mas o certo é que vou treinar para correr a maratona no Mundial de Helsinque."