“O exemplo de Curitiba pode e deve servir de modelo para todo o Paraná e o Brasil”, declarou a ex-atleta do basquete brasileiro Hortência Macari, tão logo ficou inteirada do projeto do Centro de Desenvolvimento de Basquete que está sendo executado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba.
Hortência esteve em visita ao secretário Neivo Beraldin no início desta semana. Ela veio a Curitiba a convite do Coritiba FC, que lançou o programa de festa do seu centenário de fundação.
O projeto de Centro de Desenvolvimento de Basquete, uma idéia da Smel em parceria com a Federação Paranaense de Basquete e a Unimed, foi amplamente detalhado pelo secretário, e de imediato recebeu apoio e elogios da parte da ex-campeã nacional.
O projeto atende cerca de mil jovens inseridos na faixa etária dos 11 aos 17 anos, e é coordenado pelo ex-atleta Rolando Ferreira Júnior (primeiro jogador brasileiro a atuar na NBA, nos Estados Unidos), Joyce Batista (campeã pan-americana) e Dalila Bulcão (campeã mundial).
Hoje, o projeto é sucesso absoluto e na fala do secretário “é visível a transformação da vida destes jovens que participam do programa. O trabalho desenvolvido ajuda na sociabilização e na formação do caráter dos alunos por meio do esporte”. À Hortência, Beraldin confidenciou: “Temos vários projetos de massificação aqui na secretaria, mas este, é, sem dúvida, um dos mais importantes”.