Tendo em vista a realização do Grande Prêmio Turfe Paranaense, a Comissão de Turfe determinou novo horário e dias para a utilização da pista externa neste final de semana. Assim, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo, após às dez horas, a pista externa estará fechada, ficando a raia interna liberada para trabalhos.
Acertadamente, a Comissão de Turfe transformou a suspensão de Marcus Vinicius Lanza (Harley e Fredo Corleone) de duas reuniões para 30 dias; e de Ademar de Barros Pereira, de uma reunião para 15 dias. Já tivemos a oportunidade de comentar que suspensões desta natureza, deveriam ser por dias nesta fase de apenas duas reuniões por mês.
O requerimento de Marcus Vinicius Lanza, especialmente pelo seu comportamento, quando teve conhecimento de que havia sido suspenso, acertadamente foi indeferido. O treinador disse o que não devia ter dito, pois a suspensão que lhe foi imposta foi de acordo com o Código de Corridas: atraso de apresentação de animais ao Serviço de Veterinária, antes da corrida.
Added
A comissão decidiu que todos os clássicos e Grandes Prêmios terão Added, obrigatoriamente de 10% do prêmio do vencedor, revertido em apostas de arremates ou pules de vencedor. Não concordamos com esta decisão, pois vai contribuir para que as referidas provas sejam realizadas com reduzido número de animais e até mesmo canceladas.
Aprendizes
A comissão estará reiterando aos aprendizes que devem exercitar animais, sem distinção de seu treinador. Não é permitido aos aprendizes privilegiar qualquer treinador em detrimento a outro ou negar-se a exercitar animais, salvo em casos de comprovados risco físico (animais baldosos e violentos). Trata-se de uma decisão razoável, mas somos de opinião que quando conseguir montarias, deve dar preferência ao animal que vai montá-lo em dias de corrida.
Matrícula – A Comissão de Turfe concedeu matrícula ao jóquei Ulisses Duarte Guimarães, que mais uma vez retorna ao turfe local.