Luca Bassani/Vicar |
O paulista Pedro Gomes rompe a reta e confirma o melhor tempo na ?superclassificação?. |
A hora da verdade chegou. Faltam apenas duas provas para que sejam conhecidos os participantes do playoff da Copa Nextel Stock Car, a principal competição do automobilismo brasileiro.
A primeira delas acontece hoje, às 10h15, no Autódromo Internacional de Curitiba (com transmissão da RPC e da rádio Transamérica Pop 100,3), e pode encaminhar a classificação de vários pilotos – ou embolar de vez a disputa pelas dez vagas.
A corrida de hoje tem, de saída, duas novidades. A primeira é o dia: afinal, é a primeira vez que a Stock V8 tem prova em um sábado. A decisão partiu dos organizadores da competição e da TV Globo, que detém os direitos de transmissão. ?Eles estão fazendo uma avaliação, e, se for válida, pode prosseguir. É um teste, e tem que ser feito para ver o que vai acontecer?, comenta Luciano Burti, piloto da Stock e comentarista de F1 da Globo.
Por enquanto, a vantagem é dos líderes Cacá Bueno (82 pontos), Thiago Camilo (77) e Ricardo Maurício (73). Os três estão praticamente garantidos na fase final – quando os dez primeiros colocados disputam o título da Stock V8 nas últimas quatro provas da temporada.
Com cinqüenta pontos em disputa, ainda há grandes chances para vários pilotos para disputar as sete vagas realmente abertas. No momento, os classificados seriam Ingo Hoffmann (51 pontos), Felipe Maluhy (44), o paranaense Rodrigo Sperafico (42), Antônio Jorge Neto (41), Marcos Gomes (41), Luciano Burti (38) e Valdeno Brito (37), este empatado com Daniel Serra, mas na frente pelos critérios de desempate.
Só que nenhum deles está seguro – tanto por causa da dificuldade das provas quanto pela proximidade de quem quer chegar no playoff. Até quem tem apenas oito pontos, como o paranaense Thiago Marques, pode sonhar com duas boas provas e com a ida à decisão da Stock. Além dele, estão na briga Ruben Fontes, Giuliano Losacco, Hoover Orsi, Pedro Gomes, Paulo Salustiano, Duda Pamplona, Allam Khodair, Juliano Moro, Popó Bueno, Nono Figueiredo e dois também locais: Tarso Marques e Alceu Feldmann. Com 21 pilotos em luta aberta, é de se imaginar o que vai acontecer na prova desta manhã.
Pedro Gomes surpreende e fica com a pole
Nove décimos. Não é possível precisar o que representa esse tempo. Mal dá um segundo. Mas nove décimos separaram o pole-position Pedro Gomes (50s870) de Ruben Fontes (51s786), 38.º colocado no grid de largada da etapa de Curitiba da Copa Nextel Stock Car. É a prova do equilíbrio da categoria, e a confirmação da tendência de corrida complicada hoje, com os carros andando próximos e com possibilidade de toques e rodadas. O público adora, mas ninguém gosta de bater.
Para Pedro Gomes, filho do ex-campeão Paulo Gomes (que não conseguiu alinhar no grid), a pole é fundamental na luta por uma vaga no playoff. ?Conseguimos corrigir um problema que estávamos tendo na sexta-feira, o que me deu um carro em perfeita condição para buscar a pole. Largar na frente é importante em uma pista curta como esta e vamos trabalhar para chegar ao pódio ao final das 52 voltas?, explicou Pedro Gomes. O piloto ainda ressaltou a melhora do carro a partir da segunda etapa do ano. ?Temos evoluido a cada corrida e espero que continue assim até o final para podermos brigar pelo título?, completou.
Ricardo Maurício, que larga em segundo, e Cacá Bueno, o terceiro, estão em posições estratégicas para garantir matematicamente hoje suas vagas no playoff. Ricardo não negou que ?aproveitou? o trabalho do colega de equipe Marcos Gomes. ?Só consegui esse resultado porque virei as voltas no vácuo dele?, afirmou.
Entre os paranaenses, o melhor foi Alceu Feldmann, que será o nono colocado. Tanto ele quanto Thiago Marques, que sai na décima posição, precisam desesperadamente de pontos para se aproximar do playoff. ?Um bom resultado neste sábado nos coloca na briga por uma das vagas?, diz Alceu. Mesmo objetivo de pilotos que ficaram mais atrás, como Enrique Bernoldi (12.º), Duda Pamplona (20.º), Popó Bueno (23.º) e Ricardo Zonta (28.º). ?Se fizermos uma corrida com cabeça, certamente terminaremos na zona de pontuação?, resume Popó.