Após dez dias de treinamentos, a comissão técnica reuniu o elenco do Paraná Clube para uma avaliação geral do rendimento apresentado nos dois jogos-treinos realizados até aqui. Foram quase noventa minutos de muita conversa. Após apresentar detalhes dos confrontos com Malutrom e Kindermann e uma análise coletiva e individual – já que todos os jogadores do grupo foram utilizados – Caio Júnior e Omar Feitosa abriram diálogo com os atletas.
“Foi uma conversa muito boa e que mostra que todos estão bem atentos àquilo que estamos desenvolvendo nesta pré-temporada”, comentou o técnico paranista. Caio afirmou que o grupo reconhece que o rendimento diante do Kindermann ficou muito aquém do esperado. “Eles têm idéias muito parecidas com as da comissão técnica”, disse Caio. Alguns fatores foram determinantes para o “tropeço” – o time catarinense venceu o treino por 2×0 -, mas o cansaço foi o ponto fundamental na análise de todos.
“Muitos sentiram as ‘pernas pesadas’ devido aos trabalhos intensos neste período de embasamento físico”, explicou o preparador físico Fabiano Rosenau. “É uma sensação normal e que diminuirá naturalmente até o início do Paranaense”. Além disso, os jogadores reconhecem que encararam a atividade como treino, enquanto adversário entrou num jogo. O gramado também influiu na atuação do time, pois a Vila Capanema favorece ao estilo defensivo aplicado pelo Kindermann. “Resumindo, serviu de alerta. Pois no estadual encontraremos muitos jogos com este perfil”, lembrou Caio.
O treinador define hoje a equipe que faz amanhã o seu último teste antes da estréia no Paranaense-2003, dia 26, frente ao Roma. No amistoso diante do Joinville – às 16h, no Pinheirão – o Tricolor já terá uma novidade na lateral-direita. Jefferson vai iniciar a partida, agora já aprovado após um período de testes. George, que também estava sob observação foi aprovado pela comissão técnica. “Os dois foram muito bem nestes jogo-treino. Quem será o titular, só o tempo dirá”, disse Caio.
Jefferson já tem contrato definido, numa parceria entre Paraná e Kindermann. O Tricolor detém 30% dos direitos federativos do atleta e tem preferência para a compra de mais 20% até o fim do ano. Por já ter esta situação administrativa definida, Jefferson enfrentará o Joinville. Enquanto isso, o procurador de George inicia hoje os contatos com o gerente de futebol Marcus Vinícius Beck Lima para o acerto contratual. Com a efetivação da dupla, Wiliam -volante de origem e que vinha sendo improvisado na posição -volta a disputar uma posição no meio-de-campo.
Somente hoje à tarde, Caio Júnior definirá o time, pois ainda depende da recuperação do meia Dauri. O jogador não enfrentou o Kindermann devido à uma tendinite no joelho direito e ontem foi poupado do trabalho físico realizado à tarde. Com Dauri, o Tricolor voltaria a contar com o meio-de-campo que deve estrear no estadual, pois Marquinhos ainda necessita de um melhor embasamento físico. Pelo planejamento da comissão técnica, Marquinhos entrará no decorrer do amistoso, para ir ganhando ritmo gradativamente.