Os bons resultados de Rubens Barrichello em Mônaco e no Canadá não iludiram a direção da Honda. Apesar dos pontos conquistados pelo brasileiro, a equipe admitiu que já mudou o foco para a próxima temporada da Fórmula 1, buscando um salto de qualidade que lhe permita lutar entre as equipes consideradas médias e, eventualmente, incomodar as líderes.

continua após a publicidade

"Só faremos mais duas ou três coisas no carro deste ano, estreando novas peças a partir de Silverstone", disse o chefe da equipe, Ross Brawn. Depois das novidades, a equipe passará a concentrar-se exclusivamente no Mundial de 2009.

"Temos de ser capazes de brigar com a McLaren e a Ferrari quando estivermos em um bom dia. E isso certamente não conseguiremos neste ano", acrescentou o diretor Nick Fry, que mostrou otimismo para as próximas temporadas.

"Nunca tive dúvidas de que chegaremos lá, porque isso é uma ciência, e não uma arte", disse o dirigente. "Precisávamos de alguns elementos para virarmos uma equipe grande. Agora, com Ross Brawn e nosso time de engenheiros, podemos começar a pensar em vitórias.

continua após a publicidade

Com oito pontos conquistados – cinco de Barrichello e três de Jenson Button -, a Honda ocupa a oitava posição no Mundial de Construtores, à frente apenas de Toro Rosso, Force India, e da já falida Super Aguri.