São Paulo – No mínimo, diferente. No máximo, um libelo a favor do meio ambiente. Assim, entrando na onda do ?ecologicamente correto?, a equipe de Rubens Barrichello e Jenson Button vai disputar o mundial de Fórmula 1.
A Honda apresentou ontem sua nova pintura para o Mundial, que começa dia 18 de março na Austrália. A equipe, até o ano passado patrocinada pelos cigarros Lucky Strike, não terá patrocinadores explícitos neste ano. Ao menos por enquanto.
A pintura do carro é uma mensagem em defesa do meio ambiente. Ela é baseada em uma imagem de satélite da Terra e tem uma única inscrição na asa traseira (além da obrigatória da Brigdestone, fornecedora de pneus, e do logotipo da Honda no bico): myearthdream.com, que vem a ser um site pelo qual empresas podem participar de campanhas ecológicas.
Segundo a Honda, qualquer um poderá inserir seu nome no carro (uma área pintada de preto, atrás da tomada de ar, foi reservada para isso) se ?assumir um compromisso de mudança de estilo de vida para ajudar a preservar o ambiente e fizer uma doação a alguma entidade sem fins lucrativos voltada para a preservação da natureza?.
Os nomes serão visíveis no site e serão incluídos, em tamanho minúsculo, na carenagem do carro. Universal Music e Gatorade foram as primeiras que se engajaram no projeto, seguidas de Fila, IBM e outras que farão parcerias técnicas com o time.
A apresentação da nova pintura aconteceu ontem no Museu de História Natural de Londres, com a presença dos pilotos e participação de crianças na cerimônia. ?Vamos dedicar nosso carro ao desafio ambiental?, disse o chefe da equipe, Nick Fry.
Na pista, a Honda não vem se saindo muito bem. Até agora, nos testes coletivos, o RA107 tem apresentado um crônico problema de falta de aderência nas entradas de curvas. ?Vamos lutar para ficar entre os seis primeiros no campeonato?, disse Barrichello sobre seu objetivo pessoal para 2007.