Parecia que o Barcelona tinha conquistado um título. A festa, porém, era pelas 13 taças que o técnico Pep Guardiola conquistou em apenas quatro temporadas à frente da equipe catalã. A maior delas não entra na conta: o respeito e admiração de uma das mais fanáticas torcidas do mundo.

continua após a publicidade

Neste sábado, na sua despedida do Camp Nou, uma série de homenagens, de todos os tipos, vindas das arquibancadas. No campo, quatro gols de Messi na goleada por 4 a 0 sobre o Espanyol, na penúltima rodada do Campeonato Espanhol.

Ao chegar no Camp Nou, o torcedor encontrava duas grandes lousas, nas quais os fãs podiam deixar mensagens de carinho ao treinador mais importante da história do Barcelona – ambas, lotadas, precisaram ser renovadas. Nas cadeiras, uma bandeirinha para cada torcedor com a inscrição “gràcies Pep” (“obrigado, Pep”, em catalão).

Mas nem precisava a direção do clube ter preparado tamanha festa. Os torcedores também homenagearam o treinador de forma espontânea, levando milhares de faixas, bandeira, cachecóis, camisetas e cartazes. Um bandeirão gigante também foi usado no último jogo do treinador no Camp Nou – ele vai deixar o clube ao fim da temporada.

continua após a publicidade

Depois do apito final, Guardiola foi ao centro do gramado, assistiu a um vídeo em sua homenagem e foi carregado pelos jogadores. Diante de tamanhas homenagens e ovacionado de pé por quase 90 mil pessoas, não aguentou e caiu no choro. Disse que era apenas um “até logo”.

“A vida me deu este presente, de desfrutar destes garotos por estes anos. Vocês não sabem a estima que levo para casa por ser tão querido neste tempo. Obrigado a todos (se dirigindo à torcida), porque temos lutado todos os dias para que vocês passem por bons momentos assistindo-nos a jogar futebol. Deixo vocês com os melhores jogadores. Os desejo o melhor, isso ficará para sempre em mim e vocês não me perderão nunca”, discursou o treinador.

continua após a publicidade

Para o presidente do Barcelona Sandro Rosell, a despedida de Guardiola mostra uma nova face do seu clube, que faz do Barça admirado no mundo inteiro. “Estamos numa etapa na qual o Barcelona aprendeu a ganhar e a perder e a também homenagear seus ídolos. É importante que nossos mitos possam sair pela porta da frente. Amadurecemos como clube e como torcida.”