Nove dos 23 jogadores da Holanda aproveitaram a folga inesperada e visitaram a favela do morro Dona Marta, em Botafogo, zona sul carioca, nesta terça-feira. O grupo passou cerca de uma hora na comunidade. Os holandeses percorreram becos e vielas, bateram bola com crianças, deram autógrafos e notaram que, apesar da aparente tranquilidade oferecida pela existência de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a população do Dona Marta ainda enfrenta graves problemas de saneamento. Havia muito lixo exposto e o esgoto corria a céu aberto, em valas negras.
O defensor Daley Blind disse que na Holanda existe pobreza, mas não no nível visto na favela do Rio.
“Na Holanda também há gente pobre, mas não tanto. É triste isso. O interessante é que os moradores conseguem sobreviver à essa realidade”, observou o jogador, um dos quatro titulares que foram ao Dona Marta.
Os outros holandeses titulares que visitaram o local são os zagueiros Stefan de Vrij e Ron Vlaar e o volante Georginio Wijnaldum. Também estiveram na favela os reservas Terence Kongolo, Jeremain Lens, Jordy Clasie, Michael Worm e Jonathan de Guzman.