A Olimpíada de Inverno começou a distribuir as primeiras medalhas em Vancouver. O holandês Sven Kramer foi o primeiro atleta a bater um recorde olímpico na disputa dos Jogos. Ele faturou a medalha de ouro nos 5 mil metros da patinação de velocidade, com o tempo 6min14s60, registrando o novo recorde olímpico da disputa.
A eslovaca Anastazia Kuzmina conquistou o ouro no biatlo feminino na categoria sprint 7,5 quilômetros, com o tempo de 19min55. Esta foi a primeira medalha de ouro em uma Olimpíada de Inverno da história da Eslováquia.
O esquiador suíço Simon Ammann venceu a disputa da prova de saltos ao atingir as marcas de 105 metros e 108 metros, marcando 276,5 pontos. Ele já havia faturado dois ouros na Olimpíada de Salt Lake City, em 2002, quando venceu as provas individual e por equipes.
A norte-americana Hannah Kearney venceu a disputa do Mogul do esqui estilo livre frustrando os canadenses, que contavam com o bicampeonato olímpico de Jenn Heil, que ficou com a medalha de prata.
A prova de patinação em velocidade na categoria dos 1.500 metros masculino em pista curta foi vencida pelo sul-coreano Jung-Su Lee, com o tempo de 2min17s611.