No primeiro grande jogo da Eurocopa, a Holanda venceu a Itália por 3 a 0, em Berna, e saiu na frente no Grupo C da Eurocopa. A equipe dirigida por Marco van Basten lidera a chave com três pontos. França e Romênia tem um, enquanto a Itália ainda não pontuou.

continua após a publicidade

A partida marcou o reencontro de Marco van Basten e Roberto Donadoni. Os dois treinadores jogaram juntos no Milan. E os comandados de Van Basten se aproveitaram da fragilidade da defesa italiana, que não conta com Fabio Cannavaro, para vencer a partida com certa facilidade, graças um ataque muito rápido.

O primeiro tempo foi dominado pelos holandeses, que atacaram muito pelo lado direito da defesa italiana. Aos 17 minutos, Van Nistelrooy foi lançado e driblou Buffon, mas perdeu o equilíbrio e não conseguiu finalizar. O gol holandês, no entanto, não demorou a sair. Aos 25 minutos, em posição de impedimento, Van Nistelrooy desviou para as redes. O segundo tento saiu aos 29, em rápido contra-ataque. Van Bronckhorst cruzou, Kuyt ajeitou para Sneijder finalizar e marcar para a Holanda.

Em desvantagem, a Itália voltou mais ofensiva no segundo tempo. Aos oito minutos, Zambrotta chutou forte, mas por cima do gol da Holanda. Os italianos perderam outras três grandes chances. Aos 31, com Luca Toni, aos 32, com Grosso, em grande defesa de Van der Sar, e aos 33 com Pirlo, em cobrança de falta defendida pelo goleiro.

continua após a publicidade

E quem chegou ao gol foi a Holanda. Em novo contra-ataque, Kuyt tocou por cima de Buffon, que espalmou. O atacante pegou o rebote e cruzou para Van Brockhorst definir a partida. Com a defesa italiana completamente aberta, a Holanda poderia ter ampliado, mas Van Persie e Sneijder perderam boas chances de gol.

As duas seleções voltam a campo na próxima sexta-feira. A Itália tentará se recuperar contra a Romênia, às 13 horas (horário de Brasília), enquanto a Holanda encara a França, às 15h45.

continua após a publicidade