Porto Alegre

Holanda encara a Austrália e quer manter 100% na Copa

A seleção da Holanda quer logo definir a sua presença nas oitavas de final. Para a partida desta quarta-feira contra a Austrália, teoricamente a mais fraca equipe do Grupo B, às 13 horas, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, os holandeses, que encantaram na primeira rodada ao golear a campeã Espanha por 5 a 1, mudarão a estratégia. Nos treinos realizados desde a estreia, o treinador Louis van Gaal testou marcar o adversário sob pressão. Planeja acuar a defesa australiana e resolver o jogo já no primeiro tempo.

Se implantada, a tática representará uma mudança expressiva em relação ao comportamento da Holanda na espetacular vitória em Salvador. Naquele jogo, Van Gaal montou uma equipe defensiva, que foi dominada pela Espanha na maior parte do primeiro tempo. Após o empate, que veio ao final daquela etapa, o treinador liberou o time – e a consequência foi o massacre sobre os espanhóis no segundo tempo, quando marcou 4 gols.

Van Gaal pretende garantir uma vantagem no início do jogo. A seleção holandesa vai para a frente assim que a bola rolar. Se fizer pelo menos dois gols na primeira etapa, a Holanda tende a administrar a partida no tempo final, sem cansar demais os jogadores.

Caso a classificação fique garantida nesta segunda rodada – hipótese muito provável em caso de vitória e consolidada se o Chile também vencer a Espanha nesta quarta -, o treinador estuda entrar com um time misto na última partida da primeira fase do Mundial contra a seleção chilena.

Os jogadores holandeses estão sem descanso desde o final de temporada das competições europeias. Um dos craques do time, autor de dois gols contra a Espanha, o atacante Arjen Robben, de 30 anos, tem um histórico de contusões musculares. Velocista, Robben poderá ser poupado contra o Chile, o que abrirá chance para dois atacantes reservas – os veteranos Dirk Kuyt (na terceira Copa) e Klaas Huntellar (segunda).

O parceiro de Robben no ataque arrasador do primeiro jogo é o capitão Robin van Persie, de 30 anos. Autor de dois gols contra a Espanha, o avante também chegou ao Brasil com lesão na virilha. É outro, que dependendo das circunstâncias da rodada final do Grupo B, ficaria de fora.

O volante titular Jonathan de Guzman é mais um que Van Gaal, por precaução, poderá poupar caso a classificação esteja garantida. O jogador ficou de fora dos treinamentos iniciais no Rio, por causa de contusão muscular, problema crônico que o afeta desde a disputa das Eliminatórias em 2013.

A seleção australiana entra na partida como azarão. Sua estreia foi ruim, pois perdeu para o Chile por 3 a 1. A julgar pelo rendimento das duas seleções na primeira rodada do Mundial, nada mais improvável que uma vitória – e até mesmo um empate – da Austrália. O técnico Ange Postecoglou, em entrevista em Porto Alegre nesta terça, disse não admitir que seu time jogue retrancado, pois só a vitória interessa.

Até um empate, dependendo dos outros resultados, poderá eliminar a Austrália já na segunda partida. “Agora temos que ser mais fortes defensivamente, pois eles têm um ataque muito perigoso. Será um grande desafio para nós segurarmos o ataque deles. Por outro lado, se nos defendermos por 90 minutos será um resultado insatisfatório. É bom ter um bom ataque forte e uma defesa forte, o que mostramos contra o Chile. Queremos uma defesa forte e trabalhar bem no ataque”, disse o treinador.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna