Expectativa

Hoje sai a convocação da Seleção Brasileira

Façam suas apostas! Pela primeira vez no ano da Copa do Mundo, o Brasil vai parar.

E nem será o jogo de estreia da Seleção, que acontece apenas no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte, em Johannesburgo.

É que hoje, a partir das 12h45, o técnico Dunga vai anunciar os 23 nomes que irão à África do Sul – e, caso queira, os sete nomes que ficariam de sobreaviso, pois a Fifa pede uma lista prévia com trinta jogadores.

E por que, então, está todo mundo tão ansioso? Por conta da imensa pressão popular e da mídia em cima do treinador.

E a pressão tem dois nomes: Ganso e Neymar. Torcedores e jornalistas estão esperando que hoje, enfim, Dunga se curve às evidências e convoque os dois jovens.

Ganso, para muitos, poderia ser até titular do “escrete canarinho’, por tudo que mostrou nesta temporada – os mais serenos o escalam como reserva de Kaká.

Já Neymar é uma espécie de Dener moderno. Porém, Dunga deve repetir a teimosia – marca registrada dos técnicos da Seleção –  e não chamar o jovem do Santos.

Já o armador do Peixe tem maiores chances. Emissários da CBF conversam com dirigentes do clube há pelo menos dois meses, e ele teria sido até aconselhado a fazer seu passaporte.

Ele poderia ser a surpresa da lista, fato que acontece em todas as convocações definitivas para as Copas – caso do lateral Zé Carlos, então no São Paulo, na Copa de 1998.

Mas a pressão por Ronaldinho Gaúcho também é grande. Por isso, é difícil esperar surpresas de Dunga, que notadamente prefere contar com seus companheiros dos maus momentos (quando o treinador quase caiu) do que com jogadores que estão arrebentando em seus clubes.

Isto excluiria Ronaldinho da lista. Apesar de ter participado de vinte jogos na “era Dunga”, ele perdeu espaço após o fracasso na Olimpíada de 2008, quando não conseguiu liderar a jovem equipe brasileira.

De todas as posições a serem preenchidas, a lateral-esquerda é a grande dúvida do técnico, que passou quatro anos sem saber exatamente quem era o titular.

E, ao mesmo tempo, não há nenhum jogador se sobressaindo. O ex-atleticano Michel Bastos surge como favorito, com André Santos e Gilberto disputando a posição.

Há ainda uma vaga aberta no gol, onde Doni é reserva na Roma e talvez o jogador mais contestado na passagem de Dunga na seleção (Hélton, destaque do Porto, seria a opção); uma na zaga, com Thiago Silva, Miranda, Alex (Chelsea) e Alex Silva; e uma no ataque, já que Adriano está “pedindo” para não ser chamado (e aí Grafite poderia aparecer correndo por fora, disputando com Diego Tardelli).

É tanta especulação que todas as emissoras de TV, mesmo as que não vão transmitir a Copa, abrirão suas programações para mostrar Dunga e a tão esperada lista.

Por volta das 13h20, as dúvidas estarão cessadas e o Brasil conhecerá seus 23 enviados à África do Sul para buscar o hexacampeonato.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo